Setor mineral ganha Frente Parlamentar

Sistema OCB

FRENTE PARLAMENTAR SETOR MINERAL

FRENTE PARLAMENTAR DO SETOR MINERAL

Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras participaram do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Mineração. A solenidade ocorreu no salão nobre da Congresso Nacional. O objetivo do grupo, que será coordenado pelo deputado Ricardo Izar (SP), é promover o desenvolvimento e o aprimoramento da legislação federal e das políticas nacionais sobre as questões relacionadas ao tema.

Durante o evento, o coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Mineral, Gilson Camboim, conversou com o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, que se mostrou entusiasmado com as cooperativas minerais e interessado em agendar uma reunião técnica com a OCB, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Segundo Vidigal, o Brasil vive o momento para desenvolver o setor mineral, tanto é que tem vários programas e projetos a serem implementados ao longo dos próximos anos. Sobre a pequena mineração – que inclui as cooperativas – ele disse que o assunto é uma das prioridades do governo. 

ACORDO DE COOPERAÇÃO
Na terça-feira, uma equipe da OCB esteve no Ministério de Minas e Energia onde se reuniu com o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Mineração, Gabriel Mota Maldonado. A ideia foi mostrar o quanto o cooperativismo pode contribuir com o desenvolvimento do setor mineral. Um dos resultados da reunião foi que o Ministério solicitou a retomada de um acordo de cooperação, assinado em 2014, visando o debate de soluções para os gargalos enfrentados pelo setor. 

FRENCOOP
O deputado federal (PR), Evandro Roman, que integra a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e que fará parte da frente do setor mineral, destacou que quanto mais se conhece a pequena mineração, mais é possível perceber suas necessidades. Segundo ele, um dos grandes focos da atuação da nova frente será a desburocratização de processos como a obtenção de licenças, por exemplo.

Por AURÉLIO PRADO – Sistema OCB

Conteúdos Relacionados