Sicoob Credijud comemora 17 anos de crescimento

No dia 18 de agosto o Sicoob Credijud completa 17 anos. Idealizada pelo então presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário - Aspojuc, Gildeci Oliveira da Costa, a cooperativa nasceu do sonho de criar uma instituição financeira voltada exclusivamente para os servidores do Poder Judiciário. O grupo, formado inicialmente por 44 pessoas, cresceu consideravelmente e hoje soma aproximadamente 2.400 associados, tornando-se uma grande força dentro do cooperativismo mato-grossense e brasileiro.
Uma das fundadoras do Credijud, a atual diretora administrativa Selma Rosa Cintra de Carvalho lembra que sua constituição data de 30 de novembro de 1998, mas as atividades se iniciaram somente em 18 de agosto do ano seguinte, porque era preciso esperar a análise e aprovação do Banco Central. A cooperativa passava então a fazer parte da rede Bancoob - Banco Cooperativo do Brasil S/A, sob orientação do Sicoob Central MT/MS.
O primeiro presidente escolhido pelos associados foi Maurício Sogno Pereira e a primeira vice-presidente a própria Selma Carvalho. A atual diretora presidente, Aifa Naomi Uehara de Paula, ocupou o cargo de secretária à época. O Credijud atendeu, inicialmente, numa sala cedida pela própria Aspojuc, onde ficavam dois funcionários: um caixa e um gerente. Já o primeiro ponto de atendimento (PA) foi montado no Fórum da Capital. Atualmente o Credijud conta com mais três PAs (Tribunal de Justiça, Fórum de Várzea Grande e Interior) e inaugura mais um em outubro, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.
Para Selma Carvalho o Credijud possui uma história marcada por desafios e conquistas, desde a constituição da cooperativa até à nova agência que será inaugurada neste ano. “Nossa história se consolidou e hoje nos orgulhamos de participar da realização dos sonhos de outras pessoas que acreditam em nosso trabalho, no jeito especial de atendimento e principalmente no cooperativismo como ferramenta de uma sociedade mais humana e igualitária, que é o sentido da existência do Sicoob Credijud”.
Outra pioneira do Credijud que festeja a data é a analista judiciária Ábia Rodrigues Souza Costa, que trabalha há 35 anos no Tribunal de Justiça e foi a primeira a ter conta na cooperativa. “A visão cooperativa nunca deve morrer. Vamos continuar por causa da união, e crescer ainda mais, eu acredito muito na cooperativa”, acrescenta a servidora que pretende permanecer no Credijud mesmo depois de se aposentar.
Também fez parte da fundação da singular a atual suplente do Conselho de Administração, Arcelina Maria Rosa Neta Estrela Lopes, que destaca o crescimento do Credijud. “Começamos em uma sala emprestada, com dois funcionários apenas. A singular cresceu muito e continua melhorando. Deu certo por ter na diretoria pessoas que acreditam no cooperativismo”, destaca.
Produtos e serviços – O modelo operacional adotado na época de sua criação foi o de capital e empréstimo. Ou seja, os associados aportavam recursos na cooperativa na forma de cotas de capital para obter empréstimos, sempre em condições favoráveis. Com a consolidação no mercado, a cooperativa recebeu a autorização do Banco Central para captar depósitos à vista e a prazo, o que lhe proporcionou significativo aumento na capacidade de concessão de crédito.
Para a presidente do Sicoob Credijud Aifa Naomi, os números refletem o crescimento e a evolução da cooperativa. “Hoje, com um volume de créditos cedidos que chega a aproximadamente R$ 30 milhões, a cooperativa oferece os mesmos produtos que as demais instituições do sistema financeiro: cheque especial, crédito pessoal, antecipação de 13º salário, antecipação de IRPF, crédito consignado, capital de giro, antecipação de recebíveis”, frisa.