Sicredi Carajás se une à cooperativa do Mato Grosso

SICREDI

 

A intercooperação é uma das estratégias para o crescimento do cooperativismo em um cenário econômico conturbado. É o que motiva iniciativas como a união entre as cooperativas Sicredi Carajás PA e Sicredi Sudoeste MT. Em Assembleia Geral, os associados decidiram pela fusão dos dois empreendimentos. A nova cooperativa passa a ter mais de 55 mil associados, 31 Unidades de Atendimento e atuação em 27 municípios, sendo 20 no Mato Grosso e 7 no Pará, com potencial de expansão para mais de 20 municípios.

Ricardo Marques da Silva e José Messias Gomes, presidente e vice do Sicredi Carajás respectivamente, irão integrar o Conselho de Administração da nova cooperativa. Para Ricardo Marques, a união representa uma abertura de fronteiras. “É um importante ganho de escala para a cooperativa garantir a competitividade, proporcionar o crescimento da base de associados, ampliar a área de atuação e promover a redução de custos operacionais para o desenvolvimento dos negócios, além de ampliar a oferta de soluções aos Associados com novas linhas de crédito e repasses, assim como a possibilidade de encargos menores”.

Juntas, as duas cooperativas passarão a se chamar Sicredi Sudoeste. Regulamentada pelo Banco Central, as cooperativas que fazem parte do Sistema Sicredi oferecem aos associados os mesmos produtos e serviços oferecidos pelos bancos tradicionais, porém com diversos diferenciais competitivos. Como a cooperativa não visa o lucro e conta com algumas tributações diferenciadas, as taxas são mais atraentes e o associado participa ativamente das decisões. “A união contribuirá para que as cooperativas paguem juros ao capital e, ao final do exercício, os associados tenham participação na distribuição nas sobras, como é chamado o resultado positivo da cooperativa”, afirma Antônio Geraldo Wrobbel, presidente da Sicredi Sudoeste MT.

Mais de 300 produtos e serviços financeiros integram o portfólio da cooperativa, como conta corrente, cartão de crédito e débito. Investimentos, seguros, consórcios e financiamentos, além de facilidades como caixas eletrônicos e internet banking.

Presidente do Sistema OCB/Sescoop-PA, entidade que monitora as cooperativas no estado do Pará, Ernandes Raiol, enalteceu a iniciativa da incorporação. “A partir dessa união o Sicredi estará ainda mais fortalecido e estruturado para ampliar a oferta de crédito no Pará, assim como para expandir inaugurando novas unidades na região onde atua, oferecendo um atendimento ainda melhor”.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Conteúdos Relacionados