Sicredi cria parceria com o Conaje

O Sicredi, em parceria com o Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empreendedores) lançou no dia 17 de julho, a 3ª edição da Pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro. O objetivo é realizar um raio X do segmento no Brasil a cada dois anos, considerando o perfil socioeconômico do jovem empreendedor – idade, gênero, renda, escolaridade – e o perfil de suas empresas em relação à segmento, porte, faturamento, número de funcionários, investimento e maturação. A pesquisa também abrange os aspectos do ambiente empreendedor e político-econômico do País e seus efeitos nas empresas dos jovens, bem como aponta seus principais desafios quanto à gestão e o cenário econômico.
Para Jaime Basso, presidente do Sicredi, a pesquisa mostra sua importância por conseguir analisar diferentes perfis e regiões do Brasil. “Esse estudo encabeçado pelo Conaje funciona como um termômetro para a constatação da realidade vivida pelo jovem empreendedor. E nós do Sicredi, com base nas informações, temos o propósito de ir além e oferecer soluções financeiras para estes jovens, que apoiam o desenvolvimento do País e das regiões onde atuam, alavancando a economia e gerando mais empregos. Isso está totalmente alinhado ao nosso modelo de fazer negócios, ao propósito de marca e ao Cooperativismo”, comentou.
O Conaje, por sua vez, utiliza os dados gerados pela pesquisa para de traçar caminhos e apontar soluções para ações e projetos da instituição a fim de impactar o desenvolvimento do empreendedorismo no País. Guilherme Gonçalves, presidente do Conaje, ressalta que seus associados e potenciais associados estão refletidos nos no estudo. “Agora, com apoio de parceiros e organizações que acreditam no jovem empreendedor, temos de usar esses dados para continuar transformando o cenário do empreendedor jovem no Brasil.”
Na edição de 2015, a Pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro foi respondida por 5.060 jovens dos 27 estados, e o estudo mostrou que, à época, o perfil do jovem empreendedor compreendia em sua maioria homens entre 26 e 30 anos, ensino superior completo, microempresário, com apenas uma empresa no nome e faturamento anual de R$ 60 mil a R$ 360 mil.