Comunicadores discutem inovação e criatividade

IX Encontro de Comunicadores das Cooperativas
O 9º Encontro de Comunicadores das Cooperativas do Sistema OCB/MT, realizado no dia 30 de outubro, em Cuiabá/MT, falou sobre o papel do comunicador nos negócios da cooperativa. Para contribuir com a formação dos profissionais para se prepararem para esse trabalho, o Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, contratou a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que apresentou técnicas de como criar e inovar através de uma oficina.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressaltou que “os comunicadores são como uma sonda que capta as projeções futuras e que executam tarefas estratégicas nas cooperativas”. Ele ponderou, “que isso só é possível através da educação, do conhecimento, e o Sistema OCB de Mato Grosso, tem a educação como linha mestre no desenvolvimento do cooperativismo”.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, falou aos 50 participantes, que está sendo preparado um novo cadastro das cooperativas com o perfil amplo dos associados e seus familiares, onde cada um terá seu CPF identificado. “Nosso propósito é identificar as necessidades de cada um e oferecer ações para o seu desenvolvimento”. Mazzotti informou aos presentes da possibilidade da formação, através de uma pós-graduação, “voltada especificadamente para os comunicadores, já na nossa Faculdade”.
A Assessora Estratégica do Sistema OCB/MT e diretora da Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso, Janete Carmen Dalabarba, falou da aprovação da Faculdade do Cooperativismo de MT. “Após mais de dois anos do processo iniciado no Ministério de Educação, o Conselho Nacional de Educação, composto por 12 conselheiros que representam várias instituições do país, aprovou o processo por unanimidade. O I.Coop foi aprovado com nota quatro, sendo que a máxima é cinco”. A Faculdade do Cooperativismo em Mato Grosso, a terceira faculdade voltada para o cooperativismo do Brasil, vai funcionar na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá. A estrutura física já foi montada e o primeiro curso deve ser realizado ainda no primeiro semestre de 2018.
A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, apresentou a campanha do Movimento SomosCOOP, que será realizada em todo Brasil ainda este ano. “Este projeto tem como meta melhorar o entendimento e visibilidade do cooperativismo no Brasil e, por consequência, do Sistema OCB. Queremos despertar também, o sentimento de pertencimento e orgulho nos cooperados, e a participação dos comunicadores nesse processo é fundamental”, disse a gerente.
O consultor da ESPM, Roberto Bob, apresentou o conceito de criatividade como “o processo de pensamento, aberto, cujo resultado é uma ideia original e a inovação é um processo, fechado, onde adicionamos conhecimento a uma ideia original e obtemos um resultado, e não tenham dúvida, a falta de inovação, com certeza, custa muito mais”.
“O resultado do nosso encontro foi além do esperado e tivemos a participação dos profissionais de quase todos os ramos do cooperativismo mato-grossense. Quem ganha com isso são os cooperados, que terão profissionais mais preparados para gerir seus negócios, que são as cooperativas”, avaliou a assessora de comunicação do Sistema OCB/MT, Rosana Vargas.