Brasileiros participam da Conferência Mundial do Woccu 2016

Representantes do cooperativismo de crédito do Brasil encontram-se em Belfast, Irlanda do Norte, onde participam, até no dia 20 de julho, da edição 2016 da Conferência Mundial do Woccu (World Council of Credit Unions, em português Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito).
A delegação brasileira é formada por representantes do Sicoob, Unicred e Sicredi. A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, também acompanha o grupo. A missão técnica conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
De acordo com Tânia Zanella, a OCB tem percebido que, ao longo do tempo, sempre que as cooperativas participam de eventos como o da Woccu, melhoram seus processos e isso culmina no aumento dos resultados para seus cooperados. É fundamental, ainda, notar que na medida em que o cooperativismo brasileiro percebe as boas práticas que ocorrem nos países mais desenvolvidos, sobretudo na área de formação de novas lideranças, esse processo aqui no Brasil, amplia seu alcance.
“Além disso, é importante destacar outro aspecto da participação em eventos internacionais: a promoção do cooperativismo brasileiro no cenário global. Isso é revertido em oportunidades de parcerias e acordos de cooperação”, argumenta a gerente geral.
O Woccu atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica para fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance. O Conselho registrou, em 2014 (últimos dados consolidados), 57 mil cooperativas financeiras em 105 países, nos cinco continentes, totalizando 217 milhões de cooperados.