Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Cooperativas de MT discutem criação de uma rede de negócios

O Sistema OCB/MT, através de um diagnóstico feito junto as 30 maiores cooperativas do agronegócio atuantes em Mato Grosso, constatou que juntas, as essas cooperativas produzem em 2,4 milhões de hectares, têm um faturamento direto de R$ 4,48 bilhões e ativo total de R$ 1,68 bilhão em 2013, possuem 1.546 associados e empregam 1.262 pessoas. Um ambiente forte, com potencial de escala de produção e organizadas podem formar uma competitiva rede de negócios.

O assunto foi discutido no IV Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio de Mato Grosso, promovido pelo Sistema OCB/MT em parceria com a Aprosoja e Ampa, nos dias 20 e 21 de novembro, na cidade de Sorriso, região Norte de Mato Grosso. “Com os indicativos do diagnóstico demos mais um passo para trabalharmos na organização de uma rede, mas isso é processo e identificamos a necessidade de investirmos em educação e no fortalecimento da governança e gestão das cooperativas”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

Com a participação de mais de 60 dirigentes e executivos de cooperativas vindas de várias regiões, ficou definido a criação de um comitê de intercooperação, denominado de central de inteligência, com a tarefa de formatar a rede para trabalhar pontos comuns das cooperativas como as questões de controle interno, contabilidade e outros. “Esse é um passo importante para começarmos a trabalhar mais pontualmente na gestão e governança das cooperativas, pois sem isso não é possível construir uma rede de negócios. A rede está num processo, que leva tempo, mas já se percebe um alinhamento com a identificação dos desafios comuns. Já estão começando a trabalhar juntos”, analisa o coordenador do processo, o professor da universidade de Missouri dos Estados Unidos, Fábio Chaddad.

 O superintendente do Sistema OCB MT, Adair Mazzotti, avaliou o Fórum como muito positivo, enquanto espaço de debate dos desafios e problemas que afetam a governança e gestão das cooperativas, mas também se constatou alguns problemas que deverão ser trabalhado em conjunto com as cooperativas. “Vamos ter a oportunidade de começar a desenhar alguns programas e as ações necessárias para dar sustentabilidade aos negócios das próprias cooperativas para que possam integrar ou compartilhar com serviços, para uma escala necessária ter relevância no mercado”. 

Ficou definido que em 2015 serão realizados mais dois fóruns. O V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio será realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Cuiabá, onde será discutido o acompanhamento do andamento da Rede e outros assuntos pertinentes. O VI Fórum acontecerá em novembro, onde tema e local serão definidos em maio. “Vamos continuar a levar conhecimento para o produtor e incentiva o cooperativismo como modelo de gestão”, disse o diretor da Aprosoja, conselheiro e representante do ramo agropecuário do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli.

Conteúdos Relacionados