Educação é a base de Mondragon

No quarto dia da programação dos representantes de 10 cooperativas do Ramo Educacional de Mato Grosso ligados ao Sistema OCB/MT, à Mondragón Corporação Cooperativa – MCC, na Espanha, a comitiva faz uma visita técnica a Alecop - Cooperativa de Alunos. A Alecop é fruto da aliança entre a Mondragon Unibertsitatea, onde foi constituída em 2010 através da Mondragon Educación Internacional (MEI).
A MEI tem uma missão clara dentro da Corporação Mondragon em promover e gerir centros de educação superior, baseando-se no conhecimento acumulado por todas as instituições de formação e educação da Corporação. Atualmente o MEI administra a Universidad UCO-MONDRAGON de México, quatro Centros de Excelência de Formação Professional na Arabia Saudíta e participa na Universidad Unipanamericana de Colômbia.
A Alecop, que esta sendo visitada pelo grupo é uma empresa da Mondragón Corporation, líder no desenvolvimento de projetos de treinamento e equipamentos didáticos no mercado espanhol. É o resultado da experiência criada no início dos anos 60 por Don José María Arizmendiarrieta, fundador do movimento cooperativo MONDRAGON, em resposta à necessidade de ter pessoas com o treinamento necessário para atender às demandas reais da sociedade e do sistema produtivo e dos serviços.
Focada nos seus primórdios para a formação em alternância, atualmente, a atividade da Alecop é muito mais ampla, incluindo serviços de treinamento, desenvolvimento de sistemas de cabeamento, bem como a concepção e fabricação de equipamentos didáticos.
Ainda na agenda de hoje, uma palestra sobre o Modelo de gestão corporativo de Mondragon. A comitiva vai conhecer as estruturas da Corporação Mondragon, que é formada por um grupo de cooperativas do País Basco, considerado como o maior grupo cooperativo do mundo. Baseia sua atuação nos princípios cooperativos e na expressiva Intercooperação entre suas instituições. Em 2015 teve um faturamento de mais de 11 bilhões de euros e contava com mais de 74.000 trabalhadores (distribuídos em sessenta e cinco países), 9.000 alunos e 85% dos trabalhadores industriais são cooperativistas.
A Corporação Mondragon está composta atualmente por 103 cooperativas, 125 filiais produtivas, 1 universidade (Faculdade de Engenharia, Faculdade em Gestão Empresarial, Faculdade de Educação e Faculdade de Gastronomia),15 centros de pesquisa, 13 serviços internacionais, distribuídas em quatro áreas: Finanças, Industria, Distribuição e Conhecimento.
A viagem técnica compreende o período de 11 a 15 de setembro de 2017, está sendo executada pelo Sistema OCB/MT e conta com os seguintes participantes: EDULUC, COEDUC, COOPERENSINO, COOPEC, COOPES, COOPERCAMP, CEPEL, EDUCANOBRES, COOPEMA, COOPERSINO, SENAI/MT, SISTEMA OCB/MT.