Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Evento destaca potencial do cooperativismo financeiro em MT e MS

O cooperativismo financeiro tem nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul um grande campo de crescimento, mesmo em tempos de crise econômica. É o que ficou demonstrado no 4º Workshop de Negócios do SICOOB Central MT/MS, que aconteceu no dia 25 de fevereiro, e contou com a participação dos representantes do BANCOOB, o Diretor de Operações Ênio Meinen e o Gerente Comercial de Produtos e Serviços, Ricardo de Amorim Hermes.

Eles deram início à série de palestras da programação no auditório da Central, com a participação de colaboradores e cooperados das 11 singulares integrantes. Para lembrar que o crescimento passa também por uma sólida estratégia de comunicação, o evento foi aberto com a exposição, pela jornalista Regina Deliberai Trevisan, diretora da Pau e Prosa Comunicação, das ações de Marketing do Sicoob MT/MS para o ano de 2016.

Em seguida, Ênio Meinen falou sobre performance, desafios e oportunidades do SICOOB, especialmente diante de um cenário econômico de incertezas e muita desconfiança. Ele ressaltou que o cooperativismo financeiro, por sua proposta diferenciada, se mostra cada vez mais atrativo. A grande questão agora, apontou, é ele assumir essa condição e ocupar lugar de destaque no mercado.  

"Tem um portfolio bastante eclético, altamente atrativo e me parece que está faltando um pouco mais de abordagem, iniciativa, entusiasmo. É vibração, é energia, exatamente o que tentamos trazer aqui. Temos as ferramentas, uma instituição com proposta diferenciada em termos de abordagem, mas não utilizamos adequadamente. Somos muito mais reativos hoje do que propositivos", alertou.

Segundo Meinen, a cooperativa tem uma relação diferente com o usuário de seus serviços, tem a responsabilidade de tratá-lo como dono que é. "Exatamente esse é um aspecto que nós temos que explorar mais adequadamente. Diria que hoje somos comprados e não nos vendemos. Comprados inclusive pela mídia. Eles estão vendo que a cooperativa é um negócio diferente, não visa lucro, que atende mesmo na crise, não descuida dos seus cooperados. Então essa é uma mensagem que temos que repercutir entre todos os colaboradores", disse.

Assim como Meinen, Ricardo de Amorim apresentou números e comparativos que mostram a evolução do sistema SICOOB e possibilidades de crescimento. Ele ressaltou a importância de fazer negócios e quais produtos e serviços administrados pela superintendência comercial do BANCOOB podem ser priorizados para alavancar os números das cooperativas. "Temos potencial. O workshop é uma baita oportunidade. Tenho visto um movimento muito importante no SICOOB para fazer negócios. Temos uma boa estrutura, com bom pessoal e a tendência é de crescimento. Pequenos ajustes são sempre necessários, temos que ficar sempre atentos", salientou.

Avaliação – A diretora-presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi Uehara de Paula, avaliou que o 4º Workshop de Negócios superou as expectativas, tanto em relação à participação como nas palestras. "O palestrante principal, Ênio Meinen, é um batalhador do cooperativismo há mais de 20 anos, é escritor. Nós já sabíamos que ele possuía bastante bagagem para envolver e passar o nosso recado, que é fazer com que as cooperativas despertem essa vontade de crescer, de fazer com que o sistema seja mais significativo nacionalmente", exemplificou.

"Para o Sicoob é extremamente importante ter esses eventos", analisou Sérgio Teixeira, Gerente de Negócios do SICOOB Crediminas. "Eu acho que temos crescido muito justamente porque essa cultura comercial tem crescido muito no sistema. Ele também enalteceu a oportunidade de conferir o que outras centrais vêm fazendo. "É importante, costumamos participar desse tipo de evento no sentido de buscar aquilo que a outra está fazendo de bom e tentar obviamente levar para Minas. A família SICOOB é uma só, então temos que tirar proveito dessas coisas boas", finalizou.

 

Para Selma Rosa Cintra de Carvalho, diretora administrativa do SICOOB Credijud, apesar da Central MT/MS proporcionar treinamentos que tratam de muitos dos assuntos abordados no workshop, é sempre um novo aprendizado. E ele é muito bem-vindo em tempos de economia em baixa. "Na crise temos que buscar as oportunidades. E essas oportunidades geram crescimento. Esse é o nosso foco, nosso objetivo. O SICOOB tem ferramentas atrativas, completas, são as melhores do mercado", elogiou.

Conteúdos Relacionados