Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Cooperativas crescem 134% em exportações
O fechamento do balanço do primeiro semestre de 2012 trouxe também o destaque das exportações das cooperativas mato-grossenses. Com um crescimento de 134% de janeiro a julho, Mato Grosso passa de U$ 60 milhões exportados em 2011, para U$ 140 milhões no período atual, figurando a 6ª. posição no ranking nacional de exportações de cooperativas. No geral nacional, as exportações de cooperativas alcançaram U$ 3.194,7 milhões, apresentando redução de 2,0% sobre igual período de 2011. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e também indicam como principais produtos exportados o açúcar bruto, a soja em grãos e o café em grãos.
Ao todo 14 cidades mato-grossenses exportam para 37 países, entre eles China, Indonésia, Malásia, Estados Unidos, Alemanha e Rússia. O município de Rondonópolis exportou sozinho U$ 68,8 milhões - 48% da produção das cooperativas de MT, seguido de Campo Verde com U$ 11,9 milhões – 8,5%. O carro chefe das vendas externas das cooperativas foi o algodão, que teve um crescimento de mais de 1800% comparado ao mesmo período de 2011. O produto teve destaque estadual por contar com o aumento de mais de 45% da área plantada na safra anterior, colhida em julho/2011. E ainda sofreu atraso na comercialização, acumulando mais de 40 mil toneladas para 2012, que correspondem a 95% do total nacional exportado.
Os produtos do agro que lideram essas vendas externas são o algodão e derivados (57%), soja e derivados (35%), feijão (4%), milho (1%), carnes (2%), mas também constam na lista os minérios, diamantes (não selecionados) e peles de animais com 1% do total das exportações. Ao todo a movimentação das exportações mato-grossenses foi liderada por 17 cooperativas.
Segundo o Presidente da OCB/Sescoop-MT o desenvolvimento do primeiro semestre denota, não só o crescimento de produção, mas da importância do modelo cooperativo de negócio. “O aumento das exportações de cooperativas mato-grossenses, vem paralelo ao crescimento do mercado do algodão. Com a comercialização da safra 2010/2011, durante o primeiro semestre de 2012, as cooperativas do estado atingiram 95% do algodão exportado no Brasil durante o período.”