Maior produtividade de leite na Coopernova

O Programa Leite a Pasto - Educação Continuada – desenvolvido na Cooperativa de Leite - COOPERNOVA foi apresentado em Assembleia Geral no ano de 2014 e aprovado por unanimidade. Desde então difundido nas diversas áreas de abrangência da cooperativa, por meio de unidades demonstrativas, atualmente somando 19 unidades demonstrativas (ud’s), contando com a Chácara da Cooperativa, a Escola Agrícola Terra Nova e unidades satélites atendidas pelo programa.
A equipe técnica foi treinada pelo instrutor contratado pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, Edmundo Benedetti, dentro da metodologia preconizada pelo programa, onde os pontos vitais e importantes são os passos que norteiam a condução de um sistema de produção de Leite a Pasto. O Sistema OCB/Sescoop-MT vem financiando e garantindo o programa nas principais cooperativas de leite do estado (Coopernova, Coopnoroeste e Campileite).
Os frutos do intenso e incansável trabalho de educação continuada, treinamento e capacitação dos produtores cooperados e técnicos da Coopernova estão sendo colhidos.
Muitos depoimentos de produtores reforçam a importância do programa na vida familiar dos cooperados. Foram unânimes em afirmar que ocorreu aumento de produção de leite com qualidade, maior rendimento econômico e maior satisfação no trabalho. Os resultados econômicos apresentados de cada unidade demonstrativa mostraram o impacto da adoção do Programa Leite a Pasto. Os custos de produção diminuíram a ponto que, na média, as unidades demonstrativas aplicaram 40% para movimentarem o sistema de produção com consequente retorno financeiro de 60%, no período de maio a agosto deste ano, além de não terem sazonalidade de produção de leite. Enquanto a Coopernova passa por queda de leite na ordem de 58%, as ud’s mantem inalteradas as suas produções.
O programa vem despertando interesse cada vez maior por parte dos cooperados. Com a nova restruturação da equipe técnica. As ações são mais direcionadas e executadas, gerando satisfação aos produtores engajados. No dia 13 de setembro de 2016 a Coopernova realizou mais um dia de campo na cidade de Terra Nova do Norte para demonstrar os avanços do programa. Dentre vários testemunhos feitos pelos cooperados sobre o programa, vale ressaltar o do cooperado Itamar de Souza Oliveira: “se não fosse o Programa Leite a Pasto eu teria vendido a propriedade, pois estava me sentindo no fundo do poço, sem alternativa”.
Esse programa atua diretamente nas áreas social, técnica e econômica da atividade leiteira, além de contemplar a exigência da instrução normativa 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, que regulamenta todos os procedimentos inerentes à produção, transporte, armazenamento, distribuição e industrialização do leite.
O programa propicia a oportunidade dos técnicos reciclarem seus conhecimentos, por meio de curso de pós-graduação “lato sensus”, aperfeiçoamento (Embrapa) e constante contato com o instrutor, além de geração de demandas técnicas e inovações tecnológicas. Também permite a profissionalização dos produtores cooperados na atividade leiteira; assim eles trabalham com mais motivação e conhecimento técnico, aumentando a produtividade de leite, com sustentabilidade. Isto reflete na melhoria e aumento de captação de leite pela cooperativa, refletindo no seu crescimento e aumento da capacidade competitiva de mercado.
“O próximo passo será a instalação de uma Unidade Demonstrativa do Programa Leite a Pasto – Educação Continuada - na Escola de Agroecologia em Terra nova do Norte, onde os alunos estudaram num modelo de alternância, uma semana na escola, uma semana na propriedade, abrangendo 14 municípios”, anunciou o Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira. Machado ressalta que, “além do conhecimento, isso vai propiciar a difusão e aplicação da metodologia preconizada pelo Programa junto à família do produto. Consequentemente o processo de sucessão acontece simultaneamente”.