Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Mondragón recebe cooperativistas de MT

Cuiabá (MT), 20 de outubro de 2014 – O grupo de 25 executivos, de 19 cooperativas mato-grossenses foi recebido nessa segunda-feira (20), por Mikel Lezamiz, Diretor de Disseminação Cooperativa da Mondragón, no País Basco (Estado Espanhol) na Espanha. Essa é a primeira agenda oficial da viagem de estudos promovida pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT.  “Nós estamos abertos a fazer parcerias e isso já vem acontecendo com relação a Mato Grosso. Pode ser parceria de conhecimento, de transferência de formação entre Mato Grosso e Mondragón, que nesse caso será a Universidade do Sistema OCB/MT, mas também pode ser o Centro de Formação. Essa parceria pode é boa para as duas partes”, disse o diretor Internacional de Mondragón Corporação Cooperativa - MCC , Mikel Lezamiz.

Ele ressalta que “o Brasil é um mercado importante, falando de economia, mas é um país em expansão, onde tem muitas ideias  de inovação  nos mais diversos setores, e assim todos podemos aprender. Nós podemos ensinar um pouquinho mais de cooperativismo de trabalho, talvez,  e vocês (Brasil)  podem nos repassar muitas ideias de todos os tipo. É um pais emergente e  será positiva essa parceria que começamos, nós vamos fazer uma parceria  de colaboração ainda mais forte, porque todos podemos ganhar”.

Nesse primeiro dia do grupo a agenda foi cheia. Foi feita uma vista à sede da Corporação de Mondragón, formada por 110 cooperativas, de diversos segmentos, onde se realizou uma palestra sobre a história de Mondragón, seu aspecto organizacional e funcionamento interno; visita ao Centro de Formação Cooperativa e Gestão – Otalora; uma visita a cooperativas industrial Ulma, que tem uma forte presença no Brasil no ramo de embalagens, e ao Hiper Mondragón cooperativa Eroski.

O superintendente Adair Mazzotti disse que “esse é o fechamento de um ciclo que começou com os dirigentes das cooperativas de Mato Grosso e encerra com os executivos. São grupos com percepções diferentes, de como se pode organizar o nosso cooperativismo mato-grossense. Com isso teremos condições de nos planejarmos melhor, inicialmente os próprios negócios das cooperativas, mais principalmente multiplicar esse conhecimento e experiências com as demais cooperativas do Estado”.

Para Mazzotti, “essa experiência na maior Universidade Cooperativista do mundo é fundamental para fortalecermos a percepção de que a educação é a principal ferramenta de transformação em nossas cooperativas, sem pressa, a curto, médio e longo prazo. Acho que uma das grandes virtudes das duas missões que estiveram aqui em Mondragón, é de se pensar em longo prazo. Temos que deixar melhor aquilo que encontramos e construir bases para os que virão possam também ampliar o que nos iniciamos nessa visita”.

Dirigentes e executivos das cooperativas que participação são da Coabra,  Comajul , Copermutum, Coopnoroeste , Coopersino, Primacredi, Sicoob Central , Sicoob Federal, Sicoob Múltiplo , Sicoob Servidor, Central Sicredi, Central Sicredi, Sicredi Univales , Unicred, Unimed Cuiabá, Unimed Federação, Unimed Vale do Sepotuba (Tangará), Unimev, Sicredi Ouro Verde e Sescoop/MT.

Conteúdos Relacionados