Sicredi Ouro Verde e Sebrae celebram convênio
Assessoria Sicredi Ouro Verde MT

A Sicredi Ouro Verde MT e o Sebrae-MT celebraram convênio no dia 06 de setembro, por meio do programa Cooperar e Crescer, para reforçar o olhar sobre a educação e capacitação, princípio comum às duas instituições. Com a parceria, serão disponibilizados cursos e consultorias para 1.710 empresas, a fim de aumentar a competitividade de empreendedores urbanos e rurais, fomentando o desenvolvimento local. Conforme explica o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio, o convênio proporcionará ao Sicredi ratificar sua missão de agregar renda e qualidade de vida às comunidades. “A cooperativa é a instituição financeira da comunidade, e é nosso papel investir principalmente na educação e na capacitação das pessoas. Esta parceria com o Sebrae vem apoiar o trabalho que a cooperativa faz e ampliar ainda mais onde nós não temos braços para chegar”, assinala.
O programa Cooperar e Crescer é uma iniciativa da Sicredi Ouro Verde MT com o objetivo de identificar e apoiar potencialidades e vocações produtivas dos municípios da área de atuação da cooperativa. Por meio da preparação e capacitação dos empreendedores, e com o apoio do crédito responsável, o Sicredi fomenta a implantação de novos negócios e promove o desenvolvimento de outros já existentes. Para isso, a instituição financeira cooperativa estabelece parceria com entes públicos e outras instituições, como Secretarias Municipais de Agricultura, Empaer, Indea, Associações Comerciais, CDL, SENAR e Sebrae, facilitando o acesso dos associados a alguns serviços essenciais para o bom desenvolvimento das suas atividades.
A parceria efetivada com o Sebrae vai permitir que os associados do Sicredi tenham acesso aos programas de treinamento oferecidos pela instituição com descontos ou de forma gratuita. “Serão treinamentos nas áreas de atendimento, gestão empresarial, gestão comercial e financeira e também na área de coaching, para fortalecer microempreendedores individuais, empresários, produtores rurais e potenciais empreendedores também”, explica o gerente regional do Sebrae-MT, Claudiney de Aquino. Os cursos, oficinas, palestras, seminários e consultorias serão realizados nos 13 municípios em que a Sicredi Ouro Verde atua no interior do estado (Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Rosário Oeste e Acorizal).
Paralelamente ao trabalho de consultoria e capacitação, o associado pode ter acesso a linhas de crédito para custeio, investimento ou comercialização, seja com recursos repassados via Pronaf e BNDES ou com recursos próprios da cooperativa. De acordo com o diretor de Negócios da Sicredi Ouro Verde MT, Jocelir Pelicioli, podem participar do programa os empreendedores agrofamiliares com rendimento anual de até R$415 mil, Microempresas, com rendimento de até R$360 mil, e MEIs. “O Cooperar e Crescer é uma linha de crédito que também atende às demandas destes associados com uma agilidade maior de liberação e com uma burocracia menor, sempre com acompanhamento e capacitação para promover o crescimento sustentável destes empreendedores”.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A Sicredi Ouro Verde MT é uma das cooperativas integrantes do Sistema Sicredi, com atuação em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Diamantino, Alto Paraguai, Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal e Cuiabá, agregando cerca de 60 mil associados.