Coogavepe recebe visita técnica da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

O representante do ramo mineral e presidente da Fecomin, Gilson Camboim, e o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, participaram nesta quinta-feira (5 de outubro) da visita técnica da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), representada pelo presidente, deputado federal Zé Silva, à Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe). O objetivo do parlamentar foi conhecer o modelo de gestão da mineração de ouro implementada pela cooperativa, com sede em Peixoto de Azevedo.
Após o encontro, que contou também com a participação do vice-prefeito de Peixoto de Azevedo, Gilmar Santos, e do presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Élcio Moraes, o grupo visitou algumas áreas de garimpo para conhecer os procedimentos legais que envolvem a exploração de ouro, passando pela lavra, recuperação de áreas e comercialização do mineral. A Coogavepe atua em oito municípios da região norte do estado e responde hoje por cerca de 4% da produção nacional de ouro.
Gilson Camboim considerou a visita da FPMin de extrema importância para que os parlamentares “conheçam a força do cooperativismo e, principalmente, o quanto ele está organizado e estruturado para o cumprimento de princípios ambientais, econômicos e sociais”. O representante do ramo mineral no Sistema OCB/MT ressaltou ainda que foram apresentadas algumas demandas relacionadas à regularização do profissional do garimpo. “Então essa frente parlamentar vai, no caso, poder analisar melhor as leis que lá estão tramitando e impactarão a atividade daqui para a frente”, concluiu.
Para o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, a visita da frente parlamentar da mineração é importante para que cada vez mais os parlamentares entendam as dificuldades do setor mineral brasileiro. “A Coogavepe é exemplo de cooperativa que está dando certo, que hoje promove a integração e a produção de 4% do ouro brasileiro, que congrega quase 7 mil cooperados, organizando a produção desses garimpeiros legais, regulares, que trabalham em áreas legalizadas, com respeito a sustentabilidade e reestabelecimento da área processada ao seu status anterior”, salienta.

A visita servirá inclusive para valorizar o setor, reconhecendo e entendendo a efetividade da mineração brasileira, não só na cadeia do ouro. “Nós estamos vendo exemplos de cooperativas que estão processando argila para produção de tijolos, melhorando a rentabilidade da construção civil e garantindo a melhoria do crescimento das cidades. Existem cooperativas que estão se juntando para fazer exploração de outros bens minerais, como calcário, cobre, e tantos outros que são importantes e que nós precisamos lembrar, para a agricultura brasileira que precisa desses minerais para suas correções de solo e para o seu desenvolvimento”, destaca Frederico.
SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.