Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Sistema OCB/MT divulga Índice de Confiança das Cooperativas no estado
O Sistema OCB/MT divulgou a 5ª edição (setembro/2023) do Índice de Confiança das Cooperativas (IC.COOP/MT), que proporciona uma visão sobre a evolução do grau de confiança do setor no estado. O levantamento mostra que após um ano houve uma redução do otimismo. No início da pesquisa, em setembro de 2022, o índice registrava 63,15% de confiança, com destaque para o ramo transporte, que apresentava 70,10% de confiança. Atualmente, apenas os ramos de crédito e transporte mantêm-se na zona otimista (acima de 50%), mas em um nível menor do que há um ano.
A piora no indicador foi percebida após as eleições, uma vez que as mudanças na política e na economia causaram indecisão na maior parte das cooperativas, principalmente nas dos ramos crédito e agronegócio. A confiança das cooperativas, que em junho de 2023 alcançou 62,29% de otimismo, retornou ao nível pré-eleição, que em setembro de 2022 foi de 63,15%. No entanto, outros fatores pesaram nas expectativas das cooperativas mato-grossenses e a perspectiva otimista não foi a mesma em setembro de 2023, em que o IC.COOP/MT acusou 51,02%.
Isto ocorre, segundo o estudo, por conta da desconfiança dos agentes cooperativistas no tocante à condução da política econômica nacional. Outro fator que explica esse cenário é a forte desvalorização dos produtos agrícolas, uma vez que o ramo agropecuário tem grande influência sobre a atividade econômica mato-grossense e nas expectativas dos agentes cooperativistas.
"Tais informações são importantes pois o IC.COOP acaba auxiliando o mercado a ter uma visão sobre o nível de confiança do cooperativismo em relação ao cenário econômico atual e futuro para investimentos”, resume a coordenadora técnica do Sistema OCB/MT, Sâmyla Sousa. O 5º Relatório do Índice de Confiança das Cooperativas de Mato Grosso (IC.COOP/MT), bem como os anteriores, podem ser acessados AQUI.