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Cooperativas aprovam criação de ‘Central de Compras’ em MT

Das 17 cooperativas do Ramo Transporte registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT – representante de 11 delas participaram do Fórum do Ramo Transporte realizado no dia 23 de junho, na cidade de Nova Mutum (MT). Foram mais de 10 horas debatendo os gargalos do setor e buscando alternativas de negócios, visando aumentar os benefícios para os 921 cooperados do Ramo. Um esforço que culminou na aprovação da criação da Central de Compras das Cooperativas do Transporte de Mato Grosso.

“O Fórum superou e muito, o que planejamos. Isso foi demonstrado com a forte presença das cooperativas, e representantes de empresas importantes para nosso setor, como a ANTT, a Bunge e a institucional, com o Sistema Nacional, do Sistema OCB/MT e Sescoop Mato Grosso, e do Paraná”, comemorou o presidente da Cootram, Marcelo Antônio Angst, que também é Conselheiro do Ramo no Sistema OCB/MT. “Além disso, foi aprovada a criação da Central de Compras das Cooperativas de Transporte de Mato Grosso e o próximo passo será levantar informações, custos e viabilidade, para traçarmos estratégias juntos com todas as cooperativas envolvidas. Assim vamos tirar realmente a Central de Compras do papel e gerar mais renda para os nossos cooperados”.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, frisou que “esse é o nosso modelo de discutir os assuntos de cada ramo e vem mostrando que é o mais eficiente, porque permite, além de mensurarmos os problemas das cooperativas, também se define ações concretas, ou prioritárias, que permitem as soluções das demandas do dia a dia das atividades dos Ramos”. Mazzotti ressalta que, “esses eventos se tornam uma grande oportunidade de todos participarem das discussões e praticarem o exercício de empoderamento de todos os envolvidos nos resultados a serem alcançados. Já está mais do que provado de que não adiante trazermos os problemas ou soluções prontas sem que haja participação e comprometimento dos próprios agentes, que são os dirigentes, conselheiros e cooperados”.

O Fórum do Ramo Transporte foi pautado por debates calcados na realidade do setor. A ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres – enviou dois representantes sobre fiscalização e regulamento das regras. Dos 1,9 milhões de registros de veículos de carga do país, 332 são de cooperativas. Foram tratados assuntos como excesso de carga, a necessidade de atualização do cadastro do RNTRC - Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, para não ter o registro cancelado. O vale pedágio, transporte de cargas perigosas e internacional, a lei do descaço e muitas outras.

“Temos que nos aproximar do grupo de cooperativas que compõe de um grupo grande as cooperativas são extremamente positivas dentro do setor, pois são formadas com um rol de pessoas, que sozinhas não poderiam reivindicar seus direitos, mas juntas são uma grande força”. Disse o Gerente Adjunto de Fiscalização da ANTT, José da Silva Santos. Da Silva, que foi acompanhado da coordenadora Susi Ane Suarez, frisou que “o cooperativismo tem um papel importante no que tange também aos direitos coletivo  e as cooperativas, na sua maioria,  prestam um serviço com suas funções tributárias e legais em ordem, para que não ocorram irregularidades”.

O gerente de Logística Regional da Bunge em Mato Grosso, Marcos Santos Costa, também falou durante o Fórum e disse que “as cooperativas proporcionam mais confiança e estão sempre em busca de uma excelência no trabalho logístico. Como a nossa empresa também sempre busca um trabalho de excelência, procuramos parcerias com quem tem esse mesmo olhar”. A Bunge tem presença forte em Mato Grosso e é um parceiro de muitas cooperativas de transporte e o gerente faz um alerta aos representantes das cooperativas que “pensem no futuro com um olhar até 2050, nos avanços da tecnologia e em produtos agregados; pensem sempre em como crescer e não apenas em crescer”.

O Analista Técnico do Ramo Transporte, do Sescoop Nacional, Tiago de Barros Freitas, traçou um panorama do Ramo Transporte, o mais novo do Sistema, que foi criado em 2002 e desmembrado do Ramo Trabalho. No Brasil existem hoje registradas no Sistema OCB 1,259 cooperativas, com 138,1 mil associados, com 11,6 mil funcionários. Só com o transporte de carga, os 30 mil veículos têm a capacidade de transportar 428 milhões de toneladas por ano; os 46 mil veículos de transporte de passageiros, trabalham com um volume de 2 bilhões de pessoas/ano; possui uma movimentação de R$ 6 bilhões.

“O Ramo Transporte está bem organizado, mas necessita de uma maior participação dos gestores com o repasse de informações. Com os dados reais é que poderemos trabalhar políticas voltadas para o setor como novas leis no Congresso, subsidiando a Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo – que conta com 244 deputados federais e 36 senadores; e com avanços para o setor”.

O Coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, do Sistema OCEPAR, ressaltou em sua palestra sobre os Impactos da Missão Prospectiva do Ramo Transporte, realizada no Paraguai, que “o Ramo transporte é o quatro maior em movimentação financeira do país, só perdendo para o agro, crédito e saúde”. Ele mostrou que “missões internacionais estão sendo realizadas com a proposta de abrir novos mercados e oportunidade de negócios para todos. A viagem ao Paraguai realizada em 2015 já surtiu negócios concretos e este ano uma nova missão irá à Argentina para ampliar ainda mais essas oportunidades”.

O Analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Tiago Gomes de Assis, mostrou como o Ramo transporte esta estruturado em Mato Grosso. No que tange a movimentação financeira, as 17 cooperativas registraram um montante em 2014 de R$ 53,8 milhões, onde 50% dessa movimentação são das cooperativas de carga”, salientou o Analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Tiago Gomes de Assis, que isso demostra que as cooperativas estão empenhadas e acreditando no setor e “e o sistema OCB de Mato Grosso vem dando todo suporte para que o cooperado tenha resultados cada dia mais positivos”.

A técnica de Operações, Alessandra de Souza Silva, disse aos participantes que “movimentação de placas de veículos das cooperativas de Mato Grosso na ANTT em 2015 foi de 283 e só nos seis primeiros meses de 2016 essa movimentação saltou para 960. Fizemos também algumas exclusões de placas. Em 2015 foram 80 e este ano já são 171 placas”. A técnica, ainda solicitou que mantenham os registros sempre atualizados.

As Cooperativas do Ramo Transporte de Mato Grosso estão em cinco regiões: na Região Norte 23,52; Oeste 11,76%; Centro Sul 23,53%; Sul 29,41; e Leste 11.78%.

Das 17 Cooperativas, 8 são cooperativas de carga, com 492 cooperados; 3 trabalham com carga e passageiros, e possuem 134 cooperados;  2 cooperativas de transporte escolar e passageiros, com 84 cooperados; 1 cooperativa de carga líquida,  com 99 cooperados; 2 cooperativas de carga viva, com 61 cooperados  e uma cooperativa de táxi, com 21 cooperados.

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