Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Fórum discute demandas do Ramo Lácteo
Mato Grosso possui 8 cooperativas do ramo lácteo vinculadas ao Sistema OCB/MT, com quase 6 mil cooperados, que geram mais de 500 empregos diretos. Elas respondem por certa de 30% da produção do estado, com aproximadamente 200 milhões de litros por ano. Foi nesse cenário que as cooperativas do Ramo Agro Lácteo, realizaram o ‘Fórum do Ramo Agro Lácteo’, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras - Sistema OCB/MT, no dia 06 de outubro, em sua sede em Cuiabá.
A proposta do Fórum foi de promover intercooperação e buscar alternativas para a viabilização da atividade leiteira, cuja importância social e econômica são marcantes na região de Mato Grosso, além de aprofundar as discussões sobre os problemas e desafios atuais do setor.
Algumas alternativas foram apontadas como a implantação de uma central de compras e a promoção de um curso de pós-graduação em nutrição para as cooperativas do ramo. Para o presidente da cooperativa de leite Coopnoroeste, Ademar Furtado da Silva, “a central de compras é um projeto muito ambicioso e importante para a cadeia produtiva do leite do estado de Mato Grosso”.
Outro ponto discutido é a oferta de capacitação e aperfeiçoamento da mão de obra, além da ampliação de assistência técnica continuada, fortalecendo programas como o Leite a Pasto, realizado pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT. O Programa foi implantado inicialmente em 3 cooperativas de leite, que são a Coopnoroeste, no município de Araputanga, Coopernova, em Terra Nova do Norte e Campileite, em Campinápolis. Em 3 anos, estiveram presentes cerca de 3500 participantes, entre técnicos, cooperados e gestores.
De acordo com Ademar Furtado da Silva, “a cooperativa Coopnoroeste evoluiu positivamente com o apoio do Programa Leite a Pasto. Enquanto os demais produtores produziram menos leite esse ano, em relação à entressafra do ano passado, os cooperados que estão no Programa de Educação Continuada Leite a Pasto, tiveram um acréscimo na sua produtividade de 05% a 07%”.