MT deve criar fundo privado para fortalecer a atividade

LEITE

 

Com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do leite no Mato Grosso, representantes de cooperativas se reuniram com vice-governador Carlos Fávaro para tratar da regulamentação de um fundo privado.

Segundo Fávaro a intenção é fazer dessa cadeia uma grande atividade em Mato Grosso. "Não existe diferença entre pequena e grande propriedade. O que existe é propriedade rentável e não rentável. E esse setor precisa de oportunidade. E conjuntamente iremos discutir como ela pode melhorar".

O setor passa por dificuldades e necessita de incentivos para desenvolver a atividade no Estado. A oportunidade prevista na lei de regulamentar o fundo privado que isenta o produtor pelo Estado do recolhimento da Taxa de Defesa Sanitária Animal é um incentivo.

"Quem contribuir para o Fundo de Qualidade. Produtividade e Segurança Alimentar do Leite (FQPS/Leite), não precisa contribuir ao Estado. É uma maneira de estimular a organização do setor, do próprio setor se fortalecer", diz o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea)Indea, Guilherme Nolasco.

Conteúdos Relacionados