Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

MT se mobiliza contra corte de 30% do Sistema ‘S’

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, esteve reunido no dia 15 de outubro, com o Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, para traçar estratégia para mobilização das entidades ligadas ao Sistema S, Senadores e Deputados Federais de Mato Grosso, contra a proposta de corte do Governo Federal de 30% dos recursos do “S”, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/MT.

A mobilização será no dia 26 de novembro, às 17 horas, na sede da FIEMT – Federação das Indústrias de Mato Grosso, em Cuiabá, com a participação dos Senadores da República, Deputados Federais, e representantes das entidades que fazem parte do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Serviço Social de Transporte (Sest).

“Sabemos que para uma medida dessa se tornar efetiva é necessária a aprovação do Congresso Nacional. Por isso,  conversamos com todos os parlamentares de Mato Grosso, que já foram convidados para essa reunião onde apresentaremos os relatórios de todo nosso Sistema e pediremos o apoio dos parlamentares para não aprovarem o corte, como quer a presidente Dilma”, disse Rui Prado. Ele ressalta que “a população mais carente necessita desse suporte para o seu progresso, onde as pessoas recebem qualificação e capacitação, e promove o desenvolvimento do nosso Estado”.

O Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ponderou que “se nós conseguirmos passar para o meio politico o que é o Sistema S, já será um grande ganho. Os deputados e Senadores que estarão nessa reunião terão uma noção melhor do que o Sistema S representa para o desenvolvimento das empresas, das cooperativas e para o nosso Estado e eles terão argumentos para defender contra o corte solicitado pela presidente Dilma”. 

O corte de 30% nos recursos das entidades do Sistema S, estimado em mais de R$ 5 bilhões, foi anunciado como medida do pacote de ajustes de despesas pelo governo federal para minimizar os impactos da crise econômica que o país enfrenta. A medida faz parte da meta do Governo de reduzir o déficit do orçamento de 2016, calculado em R$ 30,5 bilhões.    

 

O Sistema Sdefine o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. 

Conteúdos Relacionados