Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Pequenos produtores recebem orientações sobre constituição de cooperativa
Com participação de assentados e lideranças locais, a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) realizou sábado (12/12), em Jaciara, a 140 km da Capital, reunião com dois grupos de assentados de Lambari (56 famílias) e Plano Piloto (53 famílias) para orientá-los sobre o processo de constituição de cooperativa.
A OCB-MT faz o trabalho a partir da organização dos processos de produção dos assentados sob a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Agricultura, e da Faculdade Eduvale (planejamento das atividades), que é a primeira fase, posteriormente irá se estender para outros assentamentos e produtores do município.
Para a direção da OCB-MT, a finalidade foi atender tantos as exigências cobradas pelo Ministério Público de não comercializar produtos de origem agropecuária sem inspeção, como também desenvolver a prática de atividades planejadas e lucrativas, de forma que haja uma transformação da qualidade de vida das pessoas envolvidas.
Uma das metas é realizar o mapeamento das atividades de cada propriedade e o planejamento de produção em escala para dar sustentabilidade ao negócio e a cooperativa que eles pretendem implantar. A iniciativa poderá contar com a parceria da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul) na recepção e beneficiamento do leite e na compra de insumos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaciara Milton Ferreira Júnior considera que a presença do presidente da instituição, Onofre Cezário de Souza Filho, e do superintendente Adair Mazzotti trouxe bastante credibilidade ao projeto do cooperativismo naquele município. Ele vê como único futuro para os assentamentos esse novo modelo de gestão, pois os produtores estão adquirindo uma pequena área porque acreditam que podem ter essa terra como fonte de rendimento. “O cooperativismo vem trazendo um projeto de organização da produção, pois eles (os assentados) têm dificuldade de gestão do negócio: questionamentos sobre como vender o produto, buscar novas tecnologias. E justamente o cooperativismo vem organizar as atividades”, disse Milton, lembrando que todos podem contar inclusive com a Faculdade do Vale (Jaciara), para ajudar a organizar essas famílias sobre onde e como produzir. “Podem até criar uma marca forte de produtos, entre outras conquistas”, aposta o secretário.
Ele observou que a reunião realizada pela diretoria da OCB-MT animou muito os produtores. “Deu segurança para o projeto deles de que no futuro estarão mais organizados, que alguém está olhando por eles, através do cooperativismo. Eu acredito que o cooperativismo é o caminho mais seguro. Eu quero ser um parceiro do cooperativismo e levar esse projeto para toda região do Vale do São Lourenço”, concluiu Milton.