Sistema OCBM/MT participa da 1ª edição do Intercâmbio entre Unidades Estaduais do Sistema OCB do Centro Oeste e Tocantins
Featured

Sistema OCBM/MT participa da 1ª edição do Intercâmbio entre Unidades Estaduais do Sistema OCB do Centro Oeste e Tocantins

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

O Sistema OCB/MS recebeu a 1ª edição do Intercâmbio entre Unidades Estaduais do Sistema OCB do Centro Oeste e Tocantins, reunindo cerca de 30 representantes das Unidades Estaduais da OCB de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. A iniciativa tem como propósito promover a troca de experiências, identificar boas práticas e fomentar estratégias integradas de gestão, respeitando as especificidades regionais.

Participaram pelo Sistema OCB/MT o Superintendente Frederico Azevedo, a Gerente Geral Tainá Heizmann, a Gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas, Sâmyla Sousa, a Gerente de Educação e Promoção Social, Tatiane Perondi e a Gerente Administrativa e Financeira, Sirley Ferreira.

A abertura do encontro contou com uma apresentação cultural do projeto Som e Vida, seguida das boas-vindas do presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis. “É uma honra sermos os primeiros anfitriões deste movimento. O fortalecimento do cooperativismo passa por compartilhar soluções criativas, promover a cooperação entre estados e integrar pessoas. Esse intercâmbio é um marco na construção de uma atuação mais alinhada e eficiente em nossa região”, afirmou.

Ao longo do dia, foram apresentados cinco painéis temáticos que abordaram aspectos centrais da atuação das OCEs. No primeiro, voltado à promoção social, foram compartilhadas ações como o Aprendiz Cooperativo, o Programa FIC, o projeto Elas Pelo Coop MS e o Natal da Cooperação, mostrando como a atuação estruturada pode transformar comunidades por meio da educação, inclusão e solidariedade. Na sequência, o painel sobre formação profissional trouxe estratégias de ampliação da capacitação cooperativista por meio da plataforma Capacitacoop e apresentou projetos desenvolvidos pelos alunos do FORMACOOP, com resultados concretos nas cooperativas participantes.

O terceiro painel abordou o relacionamento com as cooperativas, destacando práticas de escuta ativa, personalização de soluções e uso de tecnologia para estreitar os laços institucionais. Já o painel de dados estratégicos demonstrou como o uso do Power BI permite o acompanhamento em tempo real dos principais indicadores institucionais, promovendo uma cultura de dados integrada entre áreas como planejamento, financeiro, gestão de pessoas e monitoramento. O último painel trouxe experiências sobre governança e inovação na gestão, com destaque para o uso da inteligência artificial no suporte a processos internos, boas práticas em recursos humanos, ferramentas digitais para gestão de contratos e a estruturação da governança.

O encerramento do evento foi marcado por uma visita ao Bioparque Pantanal. Foi um desfecho simbólico para uma jornada repleta de conteúdos estratégicos, troca de experiências e construção coletiva. Mais do que uma agenda técnica, o Intercâmbio representou um rico momento de integração entre as unidades estaduais e de fortalecimento da cultura cooperativista, abrindo caminho para soluções conjuntas, inovação e alinhamento institucional em prol do crescimento do cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MS

Conteúdos Relacionados