...
Featured

Capacitacoop oferece curso gratuito de Libras para fortalecer a inclusão nas cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Com o objetivo de promover uma comunicação mais acessível e inclusiva dentro do movimento cooperativista, o Sistema OCB/MT destaca a disponibilidade do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na plataforma Capacitacoop. A capacitação é totalmente gratuita e atende a uma demanda crescente das cooperativas mato-grossenses.

A iniciativa ganha relevância diante da realidade das cooperativas do estado, que contam com um número significativo de colaboradores e cooperados com deficiência auditiva. Para muitos deles, a Libras é a única forma de interação, tornando o domínio básico do idioma uma ferramenta essencial para o atendimento humanizado e a integração profissional.

O que você vai aprender

Você vai aprender sobre a Libras, sua história e importância para a inclusão. Vai compreender aspectos da cultura surda, reconhecer diferentes formas de comunicação e aprender sinais que facilitam o diálogo no dia a dia.

  • História e Cultura: A importância da Libras para a inclusão e o entendimento da cultura surda.
  • Comunicação Prática: Reconhecimento de diferentes formas de comunicação e sinais que facilitam o diálogo no cotidiano.
  • Módulos Progressivos: O programa é dividido em Introdução ao Idioma (Módulo 1), Primeiros Sinais (Módulo 2) e Interações e Diálogos (Módulo 3).

Formato e Certificação

O curso é 100% online, permitindo que o aluno estude no seu próprio ritmo. As ferramentas de aprendizagem incluem vídeos explicativos e atividades práticas.

Certificado: Ao concluir o conteúdo e obter no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação final, o aluno terá acesso ao certificado digital, validando seus conhecimentos.

Como participar

A capacitação é aberta a qualquer pessoa cadastrada na plataforma Capacitacoop. Os únicos requisitos são o interesse em aprender e o acesso à internet. Entre os diferenciais do curso estão a linguagem acessível e o equilíbrio entre conteúdo conceitual e prático.

Serviço:

  • Curso: Libras (Língua Brasileira de Sinais)
  • Investimento: Gratuito
  • Inscrições: Pela plataforma Capacitacoop
  • Público-alvo: Cooperados, colaboradores de cooperativas e interessados no tema.
Featured

Sistema OCB/MT lança reconhecimento Cooperativas que Aprendem 2026; premiação levará líderes ao WCM​

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

O Sistema OCB/MT anuncia oficialmente o lançamento do reconhecimento Cooperativas que Aprendem 2026. A iniciativa tem como propósito estimular o desenvolvimento humano e a cultura da aprendizagem contínua dentro das cooperativas mato-grossenses, utilizando como ferramenta principal a plataforma CapacitaCoop.​

​O reconhecimento vai premiar as cooperativas que apresentarem o maior engajamento educacional na plataforma no período de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2026. Mais do que indicadores técnicos, a ação busca valorizar as instituições que demonstram, na prática, que o aprendizado é um valor fundamental para a gestão e para a responsabilidade social.​

"Nosso objetivo é evidenciar que as cooperativas de Mato Grosso têm o aprendizado em seu DNA. Investir em educação vai muito além da sala de aula: é o que garante a perenidade do nosso modelo de negócio e eleva a excelência da nossa gestão a um novo patamar", destaca a gerente de Educação e Promoção Social do Sistema OCB/MT, Tatiane Perondi.​

As cooperativas que se destacarem serão contempladas com apoio institucional para participação no WCM – World Cooperative Management 2026, que será realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de outubro. O evento é um dos maiores fóruns globais de debate sobre gestão e inovação no cooperativismo, reunindo as principais lideranças do setor.​

Cada cooperativa vencedora terá direito a:​

  • Duas inscrições e hospedagem para representantes da governança (presidentes, diretores ou gerentes);​
  • Certificado oficial de reconhecimento como destaque em desenvolvimento de pessoas;​
  • Divulgação institucional nos canais do Sistema OCB/MT como referência em educação.​

Critérios de Seleção e Participação

Ao todo, serão reconhecidas até três cooperativas por ramo. A seleção será baseada nos resultados da plataforma CapacitaCoop, levando em conta:​

  • Número total de cooperados e colaboradores com cursos e trilhas concluídas e aprovados do CapacitaCoop por cooperativa.​
  • Para concorrer, as cooperativas devem estar devidamente registradas e adimplentes junto ao Sistema OCB/MT.​

​O período de avaliação já está em vigor e as cooperativas interessadas em mobilizar suas equipes podem acessar o regulamento aqui.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Sistema OCB/MT

 

 

Featured

Sistema OCB/MT reafirma solidez e transparência do cooperativismo de crédito

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

O Sistema OCB/MT esclarece que nenhuma cooperativa de crédito foi citada ou afetada pela decisão administrativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) que suspendeu temporariamente os descontos de consignados na folha de pagamento de servidores públicos estaduais.

Diferente do cenário apontado pela força-tarefa estadual — que identificou falta de clareza e divergências em 67% dos contratos analisados nas instituições suspensas — o cooperativismo de crédito pauta sua atuação em:

  • Governança Transparente: O cooperado é dono do negócio e tem acesso pleno às condições de taxas, encargos e prazos antes de qualquer contratação.
  • Educação Financeira: Compromisso com a saúde financeira do cooperado, sem práticas abusivas.
  • Segurança Institucional: Operações auditadas e alinhadas às normas do Banco Central.

As cooperativas de crédito de Mato Grosso continuam sendo parceiras sólidas dos servidores públicos, garantindo que os descontos em folha de pagamento ocorram dentro da mais estrita legalidade e ética.

O Sistema OCB/MT tem acompanhado esta pauta de perto, mantendo um diálogo constante com os órgãos de controle e gestão do Estado por meio de reuniões estratégicas e estudos técnicos detalhados.

Cuiabá/MT, 20 de janeiro de 2026.

Sistema OCB/MT

Featured

LEGADO COOP: Sistema OCB/MT homenageia colaboradores por trajetórias de dedicação

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

O Sistema OCB/MT celebrou um marco em sua história institucional com o lançamento do Legado Coop. A iniciativa foi criada para reconhecer e honrar o compromisso de profissionais que dedicam anos de suas vidas ao fortalecimento do cooperativismo mato-grossense. Nesta edição de estreia, 46 colaboradores foram homenageados pelo tempo de casa, reafirmando que o sucesso da organização é construído por pessoas e suas trajetórias.

Para o Superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, o reconhecimento transcende as metas e resultados alcançados. Ele destaca que o Legado Coop celebra a integração entre a vida pessoal e profissional dentro da instituição, reforçando que o Sistema é feito de gente que traz seus sonhos e vivências para o ambiente de trabalho todos os dias.

"O Legado Coop é a nossa forma de dizer que cada ano dedicado a esta casa deixou uma marca profunda. Aqui, celebramos mais que crachás ou cargos, e sua as trajetórias de quem cresceu junto conosco. Olhamos para os colaboradores e enxergamos as superações, os laços de amizade formados e a entrega de quem entende que o cooperativismo é, acima de tudo, uma construção coletiva feita de coração", declara Frederico.

O programa foi estruturado para valorizar cada fase da jornada do colaborador. Aqueles que possuem de um a quatro anos de casa recebem uma carta de homenagem e agradecimento. Já a partir dos cinco anos de casa, e a cada novo ciclo de cinco anos completados, o colaborador é agraciado com uma medalha exclusiva, para compor a trajetória em uma caixa aveludada, representando a solidez do vínculo construído.

Do ponto de vista institucional, a iniciativa reflete o amadurecimento das políticas de Gestão de Pessoas do Sistema. A Gerente Geral, Tainá Heinzmann, ressalta que a valorização do capital humano é um pilar estratégico para a perenidade do cooperativismo.

"O Legado Coop consolida nossa cultura de valorização, transformando o reconhecimento em uma ferramenta de gestão que fortalece o engajamento e o sentimento de pertencimento. Ao homenagear esses 46 colaboradores, estamos preservando a memória institucional e garantindo que o conhecimento técnico e os valores cooperativistas sejam transmitidos para as próximas gerações", afirma Tainá.

O evento foi marcado por depoimentos emocionantes de quem vive o dia a dia da instituição. Para a Coordenadora de Autogestão, Georgeana Siles, a homenagem materializa o impacto do trabalho realizado junto às cooperativas.

"É um reconhecimento e tanto. Eu amo muito o que eu faço e, mais do que as medalhas, o que importa é saber o quanto agregamos dentro do cooperativismo. A gente passa muito tempo nas cooperativas, às vezes até mais do que em nossa própria casa, então ver essa contribuição valorizada não tem preço", destaca Georgeana.

Já a Gerente Administrativa, Sirley Jesus, que completa 27 anos de casa, relembrou como sua vida pessoal se entrelaçou à profissional desde os 17 anos de idade. "Passei por momentos marcantes, como o nascimento dos meus filhos e, agora, a chegada dos meus netos. Ver esse reconhecimento hoje é gratificante porque dignifica o serviço que entregamos. O ambiente aqui é verdadeiramente cooperativo", diz Sirley.

O Legado Coop passa a ser um evento fixo no calendário da instituição, servindo como um lembrete de que, por trás de cada planilha e projeto, existe o talento e a dedicação de pessoas que escolheram o cooperativismo como projeto de vida.

Featured

Sistema OCB/MT prestigia AGO da Coomser, a primeira cooperativa de MT a realizar assembleia em 2026

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

O Sistema OCB/MT participou, na noite dessa quarta-feira (14/01), da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser).  A participação da Casa do Cooperativismo mato-grossense reforça o apoio institucional à cooperativa, que se destaca ao ser a primeira do estado a realizar a AGO neste ano.

“Nossa presença na AGO da Coomser simboliza o acompanhamento técnico e o suporte à governança que oferecemos durante todo o ano às nossas cooperativas. A realização da assembleia logo na primeira quinzena de janeiro demonstra que, com organização contábil e administrativa, é possível alcançar a excelência”, destacou Frederico Azevedo, superintendente do Sistema OCB/MT.

Além da prestação de contas, durante a ordem do dia, foram eleitos os novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal.

Para o presidente da Coomser, Mário Sérgio Magalhães Pereira, o sucesso do evento é indissociável das ferramentas oferecidas pelo Sistema OCB/MT. "A nossa AGO ocorrer nesta data é o fruto do trabalho de um ano inteiro. O Sistema investe em capacitações e ferramentas que nos dão a estrutura necessária para atingir esse nível de governança. Essa parceria é o que chancela o nosso sucesso”, afirmou o presidente.

O diretor financeiro da cooperativa, Valdomiro Neto, também reforçou a importância desse respaldo institucional. "O auxílio do Sistema OCB/MT nos proporciona resultados muito bons tanto na esfera administrativa quanto na de governança e eleitoral. Isso torna a cooperativa cada vez mais forte".

Ao prestigiar este momento, o Sistema OCB/MT reafirma seu compromisso em fortalecer o modelo de negócio cooperativista.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Sistema OCB/MT

Featured

Novas cooperativas conhecem serviços do Sistema OCB/MT em evento online

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

Evento Portas Abertas conecta novas organizações a um portfólio completo de soluções em inteligência, capacitação, suportes tributário, jurídico e ambiental

O Sistema OCB/MT realizou nesta quarta-feira (14/01) o evento online Portas Abertas, dedicado às cooperativas registradas no segundo semestre de 2025. O encontro reuniu lideranças do Sistema para apresentar o portfólio de serviços e produtos que visam impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade das novas organizações.

A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, que destacou a mudança de vida que o cooperativismo proporciona e o papel ainda mais fundamental do Sistema neste ano de transição econômica.

"É uma alegria enorme para o Sistema recebê-los. O cooperativismo transforma realidades e queremos que vocês tenham todo o suporte para crescer. Neste ano, em que o país entra em um novo modelo tributário, estamos prontos para dar às cooperativas tudo o que precisam. Nosso papel é garantir que, diante dos desafios da Reforma Tributária, vocês tenham orientação técnica e jurídica de excelência para seguir produzindo e gerando valor", afirmou Piccoli.

O grande destaque do encontro foi a apresentação das soluções estratégicas voltadas à gestão e ao crescimento das cooperativas, conduzida pelas gerências finalísticas.

Sâmyla Sousa, gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas, detalhou as ferramentas de análise do Observatório do Cooperativismo e o portfólio focado em crescimento sustentável. Ela explicou como os diagnósticos do Sistema avaliam pilares essenciais como governança, gestão, conformidade legal, princípios cooperativistas, desempenho econômico-financeiro, negócios e sustentabilidade (ESG). Sâmyla reforçou, ainda, o suporte especializado oferecido nas áreas Jurídica, Ambiental e Tributária, fundamentais para a segurança operacional das novas cooperativas.

A gerente de Educação e Promoção Social, Tatiane Perondi, apresentou o ecossistema de aprendizado do Sistema, destacando soluções como o Aprendiz Cooperativo, a Educação Executiva e a vitrine CapacitaCoop, todas personalizadas para as demandas de cada ramo. Além da formação técnica, Tatiane detalhou os programas de Promoção Social, que fortalecem o lado humano das cooperativas através de iniciativas de saúde, bem-estar, inclusão, diversidade, voluntariado, cultura e educação cooperativista.

Para garantir que toda essa estrutura de suporte chegue de forma eficiente à ponta, a sustentabilidade financeira do modelo também foi pauta do encontro. A coordenadora Administrativa e Financeira, Joice Rondon, detalhou o funcionamento das contribuições cooperativas. Ela explicou como esses recursos garantem a sustentabilidade do Sistema e retornam diretamente aos cooperados por meio de representatividade política, defesa institucional e serviços especializados de alto valor agregado.

Por fim, a coordenadora de Marketing e Comunicação, Clarissa Rosa, abordou as campanhas de pertencimento e a força da marca nacional 'Somos Coop' como ferramenta estratégica para o fortalecimento da imagem e autoridade das novas cooperativas no mercado.

Cooperativas Participantes

Estiveram presentes representantes das seguintes organizações:

  • Cooasin (Sinop)
  • Cooper Farm (Juara)
  • Cooaval (Querência)
  • Coaforte (Sorriso)
  • Coopersaf (Alta Floresta)
  • Cooperativa Univale (Querência)
  • Coopernova (Nova Maringá)
Featured

Participe da pesquisa nacional que fortalece a cultura cooperativista

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Sistema OCB abre levantamento nacional com cooperados e colaboradores

O Sistema OCB iniciou a fase quantitativa da Pesquisa de Cultura Cooperativista, um levantamento nacional que convida cooperados e colaboradores de todos os ramos a compartilharem suas percepções sobre valores, engajamento e identidade do cooperativismo. A participação ocorre por meio de um questionário online, disponível até 13 de março deste ano.

A pesquisa pode ser respondida de forma digital (clique aqui), e leva, em média, 5 minutos para ser concluída. Quanto maior a participação, mais representativo será o retrato do cooperativismo brasileiro e mais qualificadas serão as ações futuras do Sistema OCB no tema da cultura cooperativista.

A coleta de dados contempla cooperativas de todos os ramos e regiões. O questionário é estruturado, validado academicamente e organizado em cinco eixos fundamentais, que abordam desde o conhecimento sobre os princípios cooperativistas até o nível de engajamento e pertencimento no dia a dia das cooperativas.

A pesquisa é resultado direto dos debates do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que apontou desafios centrais para o movimento, como a necessidade de atualizar os programas de promoção da cultura cooperativista, alinhar o discurso nacional, enfrentar a lacuna geracional e fortalecer os processos de sucessão, além de ampliar o engajamento de cooperados e colaboradores com os princípios cooperativistas.

Antes de chegar à etapa quantitativa, o estudo passou por uma fase qualitativa, com entrevistas em profundidade realizadas junto a lideranças de cooperativas e institutos cooperativistas. Esse trabalho permitiu mapear boas práticas já existentes e compreender diferentes realidades regionais, servindo de base para a construção do questionário aplicado agora em escala nacional.

Com a escuta ampliada, o Sistema OCB busca reunir informações consistentes para orientar políticas, programas de formação e estratégias de comunicação voltadas ao fortalecimento da cultura cooperativista.

 Fonte: Sistema OCB

Featured

Pelotão Somoscoop marca presença na 41ª Corrida de Reis

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

A ação foi o lançamento do programa Dia de Movimentar 2026 incentivando a saúde e a integração entre cooperativistas de Mato Grosso.

 O cooperativismo mato-grossense mostrou sua força e disposição no último domingo (11/01), durante a 41ª Corrida de Reis. O Sistema OCB/MT marcou presença na prova de rua mais tradicional do Centro-Oeste com o Pelotão Somoscoop, reunindo colaboradores  de cooperativas em um movimento de saúde e intercooperação.

Para garantir a identidade do grupo, o Sistema distribuiu kits exclusivos com camisetas e bonés. A iniciativa deu o pontapé inicial ao calendário do Dia de Movimentar 2026, programa que busca levar qualidade de vida para dentro das cooperativas durante todo o ano.

Segundo Tatiane Perondi, gerente de Educação e Promoção Social do Sistema OCB/MT, a presença em um evento de relevância nacional reforça o compromisso do cooperativismo com as pessoas.

"É gratificante ver o cooperativismo na Corrida de Reis. Além de cuidarmos da saúde, estamos integrados a uma comemoração que é a cara do Mato Grosso. Nosso papel é incentivar o cuidado com o corpo, que é o nosso maior bem. O programa Dia de Movimentar quer levar esse cuidado físico e mental para todos os municípios onde o cooperativismo está presente", destacou Tatiane.

Para os participantes, o apoio do Sistema OCB/MT foi o diferencial para encarar o desafio dos 10 km. Tadeu Vieira, da cooperativa Cresol de Nova Mutum, participou da prova pela quarta vez, mas estreou este ano como parte do pelotão oficial.

"Eu só vim por causa desse incentivo. Quando vi no Instagram que haveria um pelotão organizado pela OCB, decidi participar para representar a Cresol e estar junto desse movimento", afirmou Tadeu.

A energia do pelotão foi capaz de contagiar até quem antes via as corridas de rua com ceticismo. É o caso de Djair, que participou da prova pela primeira vez.

"É a minha primeira corrida. Eu era o tipo de pessoa que não acompanhava e até julgava quem ficava nessa, me perguntando por que as pessoas corriam na rua. Agora estou aqui. O cooperativismo está junto: cooperar e correr para, no final do dia, vencer", disse Djair Barros.

Sobre o Dia de Movimentar

O projeto é uma iniciativa do Sistema OCB/MT com objetivo de apoiar as ações esportivas desenvolvidas e planejadas pelas próprias cooperativas em seus municípios.

Para impulsionar essas iniciativas, o Sistema ofertará materiais de apoio, como camisetas, bonés, medalhas e troféus, fortalecendo a identidade do cooperativismo em eventos esportivos locais.

As cooperativas que desejarem planejar suas ações de saúde e esporte com o apoio do Sistema devem entrar em contato com a analista Vilma Costa pelo E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou Whatsapp: (065) 3648-2420.

Featured

Resultados do Dia C 2025 superam expectativas e Sistema OCB/MT já projeta 2026

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Com crescimento expressivo no número de pessoas atendidas, o balanço de 2025 reforça o poder da intercooperação; lançamento da nova edição ocorre em 23 de fevereiro.

O cooperativismo de Mato Grosso reafirmou sua força transformadora ao consolidar os resultados do Dia de Cooperar (Dia C) 2025. Os números finais demonstram um salto significativo em relação ao ano anterior, evidenciando que a solidariedade e a união entre as cooperativas do estado estão em plena expansão.

Em 2025, o Sistema OCB/MT registrou um crescimento de 48% no número de pessoas atendidas, saltando de 209.722 (em 2024) para 312.248 beneficiados. Esse impacto foi sentido em 88 municípios mato-grossenses, uma abrangência 22% maior que no ciclo anterior.

Um dos grandes destaques do ano foi o fortalecimento da intercooperação. Das cooperativas participantes, 63% atuaram de forma conjunta, totalizando 35 intercooperações. Ao todo, 55 cooperativas de todos os ramos se mobilizaram, superando as 48 em 2024.

A mobilização levou às comunidades serviços essenciais de saúde, arrecadação de alimentos, arte e cultura. Um dos pontos altos foi o espetáculo "Na Linha do Coop", do grupo Sou Arte, que percorreu diversas regiões levando a mensagem do cooperativismo de forma lúdica e emocionante.

"Encerramos 2025 com o coração cheio de orgulho. Esse crescimento de 25% nos projetos realizados e o engajamento de mais de 6.300 voluntários mostram que o cooperativismo não é apenas um modelo de negócio, mas uma ferramenta de transformação social. Ver o aumento da participação de cooperativas de todos os ramos reforça que, quando trabalhamos juntos, o impacto no desenvolvimento regional é multiplicado", destaca Tatiane Perondi, gerente de Educação e Promoção Social do Sistema OCB/MT.

Lançamento DIA C 2026: Prepare-se!

O Sistema OCB/MT já olha para o futuro. Com o sucesso da última edição, as expectativas para o próximo ano são altas. O lançamento oficial do Dia C 2026 já tem data marcada: 23 de fevereiro, online. O evento dará o pontapé inicial para o planejamento das ações que continuarão a transformar a realidade das comunidades mato-grossenses.

Featured

Sistema OCB/MT e Aprosoja MT se reúnem com secretário de Fazenda para tratar da tributação de fertilizantes

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

O Sistema OCB/MT e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e o reuniram-se, na última sexta-feira (12.12), com o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, para discutir a tributação incidente sobre os fertilizantes no estado.

O tema integra a agenda prioritária das duas entidades em razão do impacto direto no custo de produção agropecuária. A sistemática tributária atualmente vigente resulta no aumento da carga tributária sobre matérias-primas importadas e posteriormente misturadas em Mato Grosso, elevando a tributação de 4% para 7% em decorrência do acúmulo do imposto.

As entidades defendem a adoção de uma medida regulamentar que elimine esse efeito, com o objetivo de evitar distorções tributárias e, ao mesmo tempo, estimular a industrialização dos fertilizantes no estado.

"A carga tributária sobre os fertilizantes impacta diretamente a competitividade do nosso produtor. Esta reunião, em conjunto com a Aprosoja MT, foi fundamental para demonstrar ao Governo do Estado a urgência de uma solução regulamentar que elimine a distorção do acúmulo de imposto e incentive a industrialização e a geração de valor agregado em Mato Grosso. A sensibilidade manifestada pelo secretário Rogério Gallo nos dá a esperança de um desfecho positivo e rápido para o setor," afirma o superintende do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo. 

Durante a reunião, o secretário Rogério Gallo afirmou que o governador está sensível à questão e que o Estado deverá apresentar uma resposta nos próximos dias.

Fonte: Aprosoja Mato Grosso

Assessoria de Comunicação

Featured

OCB Nacional adota modelo dual e elege Tania Zanella, Primeira Presidente Executiva

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Reforma estatutária consolida due diligence na governança, separando Conselho Estratégico da gestão operacional focada em resultados.

O Sistema OCB/MT informa a modernização da governança da OCB Nacional, um marco institucional concretizado com a aprovação unânime de uma reforma estatutária. A mudança  aperfeiçoa o modelo de gestão e consolida o conceito de due diligence na entidade, garantindo maior foco estratégico e resultados para o setor cooperativista brasileiro.

A principal alteração da reforma estatutária é o reforço do modelo dual de governança, que estabelece uma distinção ainda mais clara entre a atuação do Conselho de Administração e as funções executivas de gestão. Essa divisão visa tornar a governança do Conselho cada vez mais estratégica e a gestão operacional cada vez mais focada em resultados e na entrega de valor ao cooperativismo.

Para liderar este novo ciclo, foi definida a seguinte estrutura para o período de transição, que se estende até 2028:

Márcio Lopes de Freitas assume a Presidência do Conselho de Administração. Nesta função, Márcio Lopes reforça seu papel institucional e político, consolidando sua posição como o principal líder do sistema cooperativista brasileiro e direcionando os resultados estratégicos buscados pelo Sistema.

Tania Zanella, que até então atuava como superintendente do Sistema OCB, assume a Presidência Executiva. Ela será responsável pela condução da gestão operacional das atividades, com um foco intenso na eficiência e na geração de resultados.

O presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, enfatizou a solidez do processo de mudança. “A aprovação por unanimidade do novo estatuto da OCB mostra que o processo foi consolidado com segurança e responsabilidade pelos conselheiros, com discussões prévias e reconhecimento da competência tanto do Presidente Márcio quanto da agora Presidente Executiva para a condução do sistema cooperativista brasileiro.”

 Tania Zanella: a primeira mulher na Presidência Executiva

Tania Zanella se torna a primeira mulher a ocupar a Presidência Executiva do Sistema OCB Nacional.

Sua ascensão reforça o reconhecimento de sua competência técnica e papel estratégico construídos ao longo de sua trajetória no Sistema. Sua liderança marca um momento importante, sublinhando a força e a relevância da liderança feminina no sistema cooperativista brasileiro.

O Sistema OCB/MT parabeniza Márcio Lopes de Freitas por assumir a Presidência do Conselho de Administração, reforçando seu papel de líder institucional, e Tania Zanella, pela histórica posse como a primeira Presidente Executiva. Desejamos sucesso pleno a ambos neste novo ciclo de governança, que consolidará o foco estratégico  e a excelência de gestão para todo o cooperativismo brasileiro.

Featured

Cooperativas de Mato Grosso são reconhecidas por investimento contínuo na gestão e governança

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Após se destacarem na cerimônia do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, em Brasília, realizada na terça-feira (09/12), as cooperativas mato-grossenses voltaram a ser homenageadas e reconhecidas pelos bons resultados no Programa de Governança e Gestão (PDGC).

Na noite dessa quarta-feira (10/12), em Cuiabá, as 16 cooperativas que se inscreveram no ciclo 2025 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão receberam homenagem do Sistema OCB/MT, valorizando o empenho de cada uma na jornada pela melhoria contínua.

“Essa é uma noite de muita alegria para nós. O reconhecimento que entregamos hoje simboliza a jornada de aprimoramento contínuo, a prova de que, ao investirmos em gestão e governança, transformamos nossos negócios e vida das pessoas. É uma honra ver o movimento cooperativista tão forte e determinado”, destacou o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli.

Clique aqui e veja as fotos da cerimônia.

Conheça as cooperativas homenageadas em Mato Grosso

 Certificado de Participação

COOPERSINO

FETRANSCOOP-MT

SICOOB PRIMAVERA

Selo de Reconhecimento

SICOOB CENTRAL RONDON

SICREDI VALE DO CERRADO

UNIMED NORTE

UNIMED RONDONÓPOLIS

Placa de Reconhecimento com a trajetória da cooperativa no Prêmio

CEPEL

SICREDI BIOMAS

SICREDI CELEIRO MT/RR

SICREDI GRANDES RIOS MT/PA/AM

SICREDI INTEGRAÇÃO MT/AP/PA

SICREDI OURO VERDE MT

SICREDI SUDOESTE MT/PA

UNICRED RAÍZES

UNIMED VALE DO SEPOTUBA

 

Reconhecimento Nacional

Nove cooperativas de Mato Grosso foram premiadas em Brasília. As cooperativas reconhecidas pelo prêmio nacional foram distribuídas em quatro níveis de maturidade:  Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência, com troféus ouro, prata e bronze em cada nível.

“Estamos muito felizes e gratos. É o nosso primeiro ciclo e já fomos premiados. Agora, o foco se volta para a próxima etapa: garantir que esse avanço seja contínuo e que possamos escalar novos patamares de excelência”, disse o vice-presidente da Cepel, Alfredo Barbosa.

Entre as premiadas, Sicredi Ouro Verde MT e Sicredi Celeiro MT/RR conquistaram o reconhecimento máximo, o troféu ouro no nível de maturidade Excelência.

 “Há uma década, adotamos o PDGC com total seriedade. Conquistar o reconhecimento máximo em uma avaliação tão rigorosa e isenta prova que a nossa metodologia está consolidada. O registro e a sistematização dos processos transformaram radicalmente nossa cultura interna. Agora, o grande objetivo é manter esse alto padrão, assegurando que toda a nossa equipe permaneça mobilizada para continuar evoluindo," detalhou Laércio Lenz, presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, declarou Laércio Lenz, presidente da Sicredi Celeiro MT/RR.

Conheça as premiadas:

Primeiros Passos – Bronze

UNIMED VALE DO SEPOTUBA

Primeiros Passos – Prata

CEPEL

UNICRED RAÍZES

Compromisso com a Excelência – Ouro

SICREDI BIOMAS

SICREDI GRANDES RIOS MT/PA/AM

SICREDI INTEGRAÇÃO MT/AP/PA

Rumo à Excelência – Bronze

SICREDI SUDOESTE MT/PA

Excelência – Ouro

SICREDI OURO VERDE MT

SICREDI CELEIRO MT/RR

 

Sobre o Programa Governança e Gestão - é focado no aprimoramento contínuo da gestão e da governança no cooperativismo brasileiro. A cada ciclo, as cooperativas preenchem diagnósticos, revisam processos, planejam melhorias e fortalecem sua gestão, em um caminho de evolução contínua que impacta diretamente sua atuação e resultados.

Esse processo é acompanhado e apoiado de perto pelo Sistema OCB/MT, que oferece suporte no levantamento e preenchimento de dados, investe na formação de gestores e promove práticas que fortalecem a governança e elevam a maturidade da gestão nas cooperativas.

Featured

Sistema OCB/MT prepara cooperativas para a Reforma Tributária

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

O Sistema OCB/MT promoveu duas importantes palestras online sobre a Reforma Tributária. Com carga horária de quatro horas em cada sessão, as capacitações tiveram como foco as principais alterações, seus impactos diretos e as estratégias necessárias para o novo cenário fiscal, garantindo que as cooperativas estejam preparadas para as exigências legais que se aproximam. As capacitações foram realizadas em dois dias para atender às especificidades de cada ramo. No dia 03/12, a capacitação conduzida pela professora Graziela Machado foi específica para as cooperativas do segmento Agronegócio, contando com a participação de 50 dirigentes e integrantes de equipes técnicas de 26 cooperativas.

 Já no dia 04/12, as cooperativas dos ramos que prestam serviços (Crédito, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços - TPBS) contaram com a expertise de Letícia Túlio, que focou nas particularidades do setor. Na ocasião, 37 colaboradores de 24 cooperativas participaram da formação.

O investimento na capacitação é uma ação estratégica e essencial para a manutenção da competitividade do setor, conforme destacou o Superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo.

"O cooperativismo de Mato Grosso demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de reação e de se antecipar aos grandes desafios nacionais. Vivemos um momento crucial, com a implementação da Reforma Tributária se aproximando. Nosso papel, enquanto Sistema OCB/MT, é garantir que nossas cooperativas compreendam o novo modelo e que estejam estrategicamente preparadas para converter estas mudanças em oportunidades. Oferecer esta capacitação com especialistas de renome é a prova de nosso compromisso em blindar o negócio das cooperativas, assegurando sua segurança jurídica e competitividade no novo cenário fiscal”, afirma Azevedo.

As palestras foram desenhadas para fornecer um panorama completo e prático sobre as mudanças fiscais, abrangendo a apresentação dos novos tributos – o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Além disso, as especialistas abordaram as principais alterações e seus efeitos, buscando a compreensão das modificações essenciais trazidas pela Reforma e como elas se manifestam de forma prática nos diferentes ramos do cooperativismo. Foram debatidas as adequações fiscais e operacionais, identificando as mudanças práticas necessárias na rotina e nas finanças de cada negócio cooperativo, além de fornecer orientações estratégicas sobre como as cooperativas devem se organizar e se antecipar para o novo arcabouço legal.

Com as capacitações, o Sistema OCB/MT reitera seu compromisso em manter as cooperativas de Mato Grosso na vanguarda da legislação.

Atualmente contamos com uma área que dá suporte para as cooperativas esclarecendo dúvidas e orientando quanto as adequações necessárias. Os contatos são: e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e telefone /WhatsApp: (65)3648-2452.

Featured

Sistema OCB/MT promove reuniões estratégicas com cooperativas dos segmentos agronegócio e mineral

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

Reuniões semestrais garantem alinhamento e transparência sobre o andamento dos Planos de Ação definidos nos Fóruns de Ramo.

O Sistema OCB/MT realizou as duas primeiras reuniões semestrais com representantes das cooperativas dos Segmentos Agronegócio e Mineral, marcando um importante passo na garantia do alinhamento e da transparência sobre o andamento dos Planos de Ação de cada segmento.

As reuniões tiveram como foco detalhar os progressos alcançados a partir das prioridades definidas durante os Fóruns do Ramo, realizados em maio, nos municípios de Sinop (Agronegócio) e Cuiabá (Mineral).

No dia 26 de novembro, a primeira reunião foi dedicada aos representantes das cooperativas do Segmento Agronegócio. Ontem, 03 de dezembro, foi a vez das cooperativas do Segmento Mineral.

Em ambos os encontros, o Sistema OCB/MT apresentou o balanço das ações já executadas e as que estão previstas para os próximos meses. Essas ações seguem a organização das pautas prioritárias para o biênio, distribuídas em três eixos estratégicos: Gestão e Governança, Representação Institucional e Negócios.

A Gerente de Desenvolvimento e Inteligência do Sistema OCB/MT, Sâmyla Sousa, reforçou a importância da participação ativa das cooperativas nesses momentos:

“A participação das cooperativas é fundamental para garantir que as ações do Sistema OCB/MT estejam alinhadas às necessidades reais do Ramo. Quando os representantes contribuem ativamente, fortalecemos a assertividade das decisões, ampliamos a representatividade do ramo, construímos soluções mais efetivas e promovemos um ambiente de colaboração que impulsiona avanços e consolida entregas cada vez mais relevantes para o setor cooperativista.”

As reuniões de balanço serão realizadas semestralmente para ambos os segmentos. Esse compromisso apresentar os avanços e assegurar a continuidade das ações estratégicas, além de manter o diálogo constante com as cooperativas, garantindo entregas cada vez mais relevantes e aderentes às demandas de cada segmento.

Para 2026 também está prevista as primeiras reuniões dos demais ramos e segmentos do cooperativismo mato-grossense.

Featured

Com foco na rentabilidade, cooperativas de leite implementam programa em parceria com Sistema OCB/MT

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Desenvolvido pelo Rehagro, o programa visa a qualificação de consultores para otimizar a gestão financeira e zootécnica.

O Sistema OCB/MT deu um passo estratégico para aprimorar a assistência técnica e gerencial de cooperativas do segmento agrolácteo no estado.  A entidade implementou o programa Rehsult, desenvolvido pela Rehagro, visando aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e garantir a sustentabilidade da produção leiteira mato-grossense.

O programa Rehsult é uma solução metodológica e digital desenhada para qualificar o trabalho do consultor técnico "on the job" (em serviço). Nesta fase inicial, ele atenderá consultores que prestam assistência técnica e gerencial a propriedades rurais de cooperados da Comajul e da Coopernova, disponibilizando ferramentas, métodos e tecnologia para o acompanhamento da gestão financeira e de índices zootécnicos das propriedades. Além disso, os consultores recebem capacitação em encontros virtuais mensais.

Com a utilização da plataforma, o consultor poderá criar planos de trabalho individualizados, acompanhar resultados por meio de indicadores técnicos, realizar diagnósticos e emitir relatórios. Essa metodologia digital aprimora a assistência técnica e eleva os resultados das propriedades rurais.

Com duração de 12 meses, o projeto visa aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e garantir a sustentabilidade da produção leiteira, permitindo maior rentabilidade e segurança alimentar.

Para a Gerente de Desenvolvimento e Inteligência de Cooperativas do Sistema OCB/MT, Sâmyla Sousa, o programa Rehsult é um instrumento fundamental para impulsionar a evolução do setor. " Uma vez que 28% da produção de leite de Mato Grosso passa por cooperativas, garantir o acesso à assistência técnica e gerencial de ponta é essencial para o fortalecimento e a competitividade da cadeia leiteira. O Rehsult nos permite levar desenvolvimento com metodologia e tecnologia, assegurando que as cooperativas obtenham mais rentabilidade e produzam com mais qualidade e sustentabilidade", afirma Sâmyla.

A parceria com o Rehsult reforça o compromisso do Sistema OCB/MT em fornecer ferramentas inovadoras que impulsionam o crescimento e a excelência das cooperativas do estado.

Featured

Sistema OCB/MT marca presença no lançamento do Escritório ApexBrasil Mato Grosso

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

A iniciativa reforça a presença global do cooperativismo mato-grossense e abre caminho para novas negociações e atração de investimentos.

O Sistema OCB/MT (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso) marcou presença no lançamento oficial do Escritório ApexBrasil Mato Grosso (EA-MT), um evento estratégico realizado nesta segunda-feira (24/11) no Cenarium Rural, em Cuiabá.

O lançamento reuniu importantes autoridades e lideranças nacionais e regionais, incluindo o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de contar com a participação de todos os adidos agrícolas brasileiros.

A instalação do escritório em Cuiabá visa aproximar os serviços de exportação e internacionalização das empresas locais. O Presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, ressaltou a importância estratégica dessa iniciativa para o setor.

“O lançamento do Escritório ApexBrasil em Mato Grosso é um marco estratégico para o nosso estado e, em particular, para o sistema cooperativista. Representa a aproximação direta das nossas cooperativas com as oportunidades de comércio exterior e a atração de investimentos,” afirmou Piccoli. “A internacionalização é um caminho sem volta para o crescimento sustentável, e ter a ApexBrasil atuando localmente potencializa a competitividade e a visibilidade dos produtos de Mato Grosso no cenário global.”

A programação do evento foi dividida em três etapas, com destaque para as rodadas de negócios realizadas no início da manhã. Entidades representantes de diversos setores produtivos puderam se conectar diretamente com os mais de 40 adidos agrícolas presentes, representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) no exterior. O Mapa mantém, atualmente, 40 adidos agrícolas em 38 postos no exterior, atuando na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo, detalhou o foco da participação nas rodadas. “Foi uma oportunidade extremamente rica para apresentarmos a força e o potencial do cooperativismo mato-grossense para os representantes do Mapa no exterior. Nosso foco é na abertura de novos mercados e na geração de negócios mais robustos e diretos para as nossas cooperativas,” destacou.

A participação nessas rodadas reforça a busca do Sistema OCB/MT em aumentar a participação das cooperativas no comércio exterior. Atualmente, cinco cooperativas do Mato Grosso já realizam a exportação de seus produtos de forma direta, sem intermediários.

“Temos grande potencial para aumentar esse número de cooperativas exportadoras. Aqui, pudemos entender de forma clara as demandas e necessidades dos mercados internacionais, o que nos permitirá traçar estratégias mais assertivas sobre como as cooperativas podem atendê-los, agregando valor e ampliando a competitividade global dos nossos produtos”, enfatizou Azevedo.

Novo escritório e estratégia de descentralização

O novo Escritório ApexBrasil Mato Grosso funcionará na sede do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), no espaço do AgriHub, no Centro Político Administrativo de Cuiabá. A unidade integra a estratégia de descentralização da ApexBrasil.

Além da sede em Brasília, a Agência mantém escritórios em centros internacionais como Miami, Dubai, Pequim, Xangai, Moscou, Bruxelas e Bogotá. No Brasil, o EA-MT é uma das sete unidades regionais que visam fortalecer a presença do país no cenário global.

Featured

Cooperativismo de Mato Grosso apresentará soluções sustentáveis e inovadoras na COP30

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

Coopernova, Central Sicredi Centro Norte e cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA são selecionadas para levar cases de sucesso em transição energética e conservação hídrica ao debate global em Belém

O cooperativismo de Mato Grosso alcançou um marco de reconhecimento global. O Sistema OCB Nacional divulgou o resultado da seleção que garante a participação de cooperativas do estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025.

A Coopernova Agroindustrial, a Central Sicredi Centro Norte e o Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará foram escolhidos para representar a força do setor mato-grossense, levando ao evento projetos de sucesso que traduzem o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico.

“A participação na COP30 reforça o papel do cooperativismo mato-grossense como agente de transformação e de construção de soluções concretas para os desafios ambientais globais. É o reconhecimento de que o modelo cooperativo, além de promover desenvolvimento econômico e social, também impulsiona uma transição energética justa e sustentável e promove a conservação dos nossos recursos hídricos,” destaca Sâmyla Sousa, gerente de Inteligência e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/MT.

Coopernova: Inovação e sustentabilidade para o produtor de leite

A Coopernova terá participação de destaque com a apresentação presencial do seu projeto Energia solar como alternativa para reduzir custos na produção leiteira.

Iniciado em 2023 com a construção da primeira usina de energia solar, o projeto visa diminuir os custos na produção de leite, nas propriedades dos cooperados.  Atualmente, 70 produtores de leite são beneficiados. O projeto está finalizando a quarta usina solar, que, junto com as demais, terá capacidade de produzir 42 mil kW/horas por mês.

O diferencial do modelo é que as usinas são construídas pela cooperativa e o produtor cooperado paga 80% do valor total da fatura, até findar o financiamento. Depois de quitado o financiamento pela cooperativa, o produtor pagará somente as taxas de manutenção

“O que apresentamos é uma inovação no cooperativismo de leite. Este formato de usinas coletivas foi pensado para o pequeno e médio produtor, aquele que não teria condições de investir em uma usina própria. Conseguimos resolver dois desafios de uma só vez: reduzimos o custo da energia e impulsionamos a transição energética na propriedade,” explica o diretor vice-presidente da Coopernova, Milton Dalmolin.

O impacto econômico é significativo, reduzindo o custo da energia por litro de leite de R$ 0,12 para R$ 0,08, com projeção de chegar a R$ 0,01 após a quitação do investimento. Do ponto de vista ambiental, o projeto promove uma profunda descarbonização, eliminando a dependência de geradores estacionários e motores a diesel/gasolina, usados para desintegrar alimentos para o rebanho leiteiro.

“O projeto também resolve um problema logístico e ambiental, pois, antes da usina, muitos produtores precisavam se deslocar, de caminhão, queimando combustível fóssil, para levar o leite a resfriadores comunitários. Agora, com a energia garantida a um custo bem mais baixo, eles podem ter resfriadores em casa, reduzindo o deslocamento e a emissão de CO2,” acrescenta Dalmolin.

Sicredi Integração MT/AP/PA: Longevidade e conservação hídrica

Já o Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará terá seu projeto Recuperando Nascentes em exposição no formato digital, com conteúdo exibido em totens do evento e no portal Coop na COP30.

Com mais de 10 anos de história, o projeto demonstra o compromisso de longo prazo com a sustentabilidade, focando na revitalização de nascentes por meio de reflorestamento, mobilização voluntária e educação ambiental. O objetivo é garantir a preservação dos recursos hídricos, fortalecer a biodiversidade, mitigar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com impacto direto nos pilares ESG e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto beneficia diretamente mais de 5.000 pessoas (associados, colaboradores, produtores rurais e comunidades locais) e impacta indiretamente mais de 50.000 pessoas.

“O Recuperando Nascentes é um projeto que traduz na prática o propósito do cooperativismo: gerar prosperidade de forma sustentável. Estar na COP30 é uma oportunidade de compartilhar uma iniciativa construída há mais de uma década, que já transformou territórios e continua inspirando outras ações em favor do meio ambiente e das comunidades,” afirmou Marco Túlio Soares, Presidente do Conselho de Administração do Sicredi Integração MT/AP/PA.

Com essa presença, o cooperativismo busca ampliar o alcance das suas boas práticas, reforçando sua imagem como um modelo de negócios sustentável, inovador e estratégico para o enfrentamento das mudanças climáticas globais.

Central Sicredi Centro Norte: Uma rede de energia limpa em três estados

O Complexo Solar Central Sicredi Centro Norte, case ligado à temática de transição energética e desenvolvimento sustentável, será destaque em um dos painéis promovidos pelo Sistema OCB na Agrizone em Belém, durante a COP30. Com o objetivo de acelerar a transição energética e impulsionar uma economia de baixo carbono, a Central e suas cooperativas singulares investiram na construção de um complexo de quatro usinas solares, abrangendo Mato Grosso (2), Pará (1) e Acre (1). Beneficiando diretamente a Central e mais nove cooperativas singulares.

Ao longo dos últimos três anos foram investidos mais de 70 milhões de reais para instalar mais de 30 mil painéis solares, elevando a capacidade de geração do complexo para mais de 22 gigawatts (GW). O resultado direto desta visão de longo prazo é uma economia anual estimada em 22 milhões de reais. Mais importante, sob o ponto de vista ambiental, a estimativa é que, ao longo de 25 anos, 123 mil toneladas de CO2 serão evitadas, representando um legado concreto para a diminuição das emissões e o enfrentamento das mudanças climáticas.

"A opção pela energia solar foi pautada pelo compromisso das nossas cooperativas com o desenvolvimento sustentável, sempre buscando maximizar os impactos socioambientais positivos da nossa atuação e mitigar eventuais impactos negativos. E essa medida já se reflete numa redução de 34% das nossas emissões de carbono relacionadas ao consumo de energia", afirma o diretor executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paludo.

Cooperativas envolvidas no projeto complexo solar:

  • Central Sicredi Centro Norte
  • Sicredi Ouro Verde MT
  • Sicredi Biomas
  • Sicredi Celeiro MT/RR
  • Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM
  • Sicredi Integração MT/AP/PA
  • Sicredi Norte
  • Sicredi Vale do Cerrado
  • Sicredi Univales MT
  • Sicredi Sudoeste MT/PA
Featured

Sistema OCB/MT apresenta setor cooperativista mato-grossense à Petrobras

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

O Sistema OCB/MT intermediou uma série de reuniões estratégicas entre a Petrobras e cooperativas agropecuárias da região Norte de Mato Grosso. O principal objetivo é analisar a venda direta de óleo diesel da estatal para grandes consumidores, como as cooperativas e consórcios de cooperativas

Os encontros foram nas sedes das cooperativas Coami, Coacen, Coavil e Coap, em Sorriso, que representam um volume significativo de consumo de diesel na produção do agronegócio mato-grossense. Outras cooperativas agropecuárias de diversas regiões também participaram de forma remota.

A relevância do projeto é apoiada pelo Governo Federal e é um desdobramento de reunião realizada na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Ministro Carlos Fávaro e a Presidente da Petrobras Magda Chambriard. A iniciativa se alinha com a política de buscar alternativas para diminuir os custos de produção e aumentar a competitividade do setor.

“A possibilidade da venda/compra direta de Diesel para grandes consumidores, como as cooperativas, é desafiadora, mas extremamente importante. Isso pode atuar como redutor de custo para os cooperados, que estão com custos de produção aumentando nas últimas safras e, portanto, buscar soluções de custo, qualidade e entrega é buscar melhoria das sobras do cooperado”, destaca o superintendente do Sistema OCB/MT, Frederico Azevedo.

A modalidade de venda direta, em estudo que está sendo discutida nesse momento é focada exclusivamente para as cooperativas agropecuárias e seus cooperados com grande volume de demanda e capacidade de recebimento do produto.

Entre os pontos técnicos e logísticos discutidos, estão:

  • Regulação Específica: O projeto exige a observância rigorosa da legislação vigente, incluindo aspectos regulatórios sobre a venda de combustíveis.
  • Logística e Qualidade: Foram avaliadas as condições de logística e a garantia da qualidade do produto fornecido pela Petrobras.
  • Infraestrutura: Foi apresentada a base de distribuição em Sinop pela Petrobrás, o que facilitaria o atendimento.
  • Tanques Homologados: Um dos modelos estudados prevê que a cooperativa possa homologar tanques de armazenamento para, então, realizar a distribuição para seus cooperados.

“O Sistema OCB/MT seguirá intermediando as conversas e dando o suporte técnico-institucional necessário para que as cooperativas de Mato Grosso possam concretizar, se for de interesse, esta importante oportunidade de negócio, trazendo mais eficiência e economia para o agronegócio cooperativista”, conclui o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli.

“A iniciativa, estruturada com outras entidades parceiras, é mais um passo para que o Sistema OCB/MT cada vez mais esteja entregando valor para as cooperativas, criando oportunidades e solucionando as dores que atingem nossa produtividade”, pontua Silvano Filipetto, representante do ramo agropecuário do Sistema OCB/MT e presente na reunião.

Featured

Reforma Tributária: o cooperativismo não é vantagem, é responsabilidade

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

*Por Frederico Azevedo

A promulgação da Emenda Constitucional n.º 132/2023, que instituiu o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) na Reforma Tributária sobre o consumo, trouxe à tona a discussão sobre os regimes específicos de tributação.

Nesse cenário, o cooperativismo foi contemplado com a previsão de um regime específico o que, em tese, garante que o setor não seja penalizado pelas novas regras do IBS e da CBS e assegura sua competitividade.

É imperativo desfazer um equívoco comum: as cooperativas não possuem vantagem ou benefício tributário. O que o setor garante na Constituição (art. 146, III, "c", e art. 174) e na Reforma é a manutenção de um tratamento tributário específico que é adequado à sua natureza jurídica singular, buscando a justiça fiscal para esse modelo de negócio.

O elemento central desse tratamento é o Ato Cooperativo, a operação realizada entre cooperado e cooperativa no exercício das finalidades estatutárias. Esse ato deveria ser tratado como juridicamente distinto de operações mercantis típicas, caracterizando um caso de não incidência tributária, pois representa um serviço desinteressado, destituído de caráter mercantil (Lei nº 5.764/71, art. 79, parágrafo único). O resultado dessa operação é denominado sobras, o que a distingue fundamentalmente de uma sociedade comercial.

É nesta conjuntura que a Lei Complementar nº 214/2025 assume a responsabilidade de regulamentar o ato cooperativo no que diz respeito aos tributos indiretos (IBS e CBS). Além disso, a Emenda nº 132/2023 também previu que as sociedades cooperativas serão destinatárias de regime tributário específico e optativo, com vistas a assegurar a sua competitividade. 

O Art. 271 da Lei Complementar nº 214/2025 estabelece o regime optativo onde as alíquotas do IBS e da CBS serão zeradas nas seguintes hipóteses relativas ao Ato Cooperativo:

  • O associado fornece bem ou serviço à cooperativa de que participa; e
  • A cooperativa fornece bem ou serviço a associado sujeito ao regime regular do IBS e da CBS.

Além do regime específico, as cooperativas, assim como outras empresas, poderão se beneficiar dos regimes favorecidos estabelecidos pelo Art. 128 para determinadas operações:

  • Redução de 60% das alíquotas de CBS e IBS para alimentos destinados ao consumo humano e insumos agropecuários e agrícolas.
  • Redução de 60% das alíquotas de CBS e IBS sobre alguns serviços como: educação, saúde e dispositivos médicos.
  • Redução a 0% das alíquotas de CBS e IBS para cesta básica nacional de alimentos e produtos hortícolas, frutas e ovos.

O cooperativismo exige responsabilidade e conformidade

A existência desse tratamento específico tem levado muitos a especular: abrir uma cooperativa é o caminho mais fácil para reduzir a carga tributária? A resposta é um categórico NÃO.

A atratividade do regime fiscal não deve sobrepor-se à sua essência. O cooperativismo não é um modelo tributário favorecido, mas sim, uma sociedade de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades comuns. Isso exige responsabilidade e conformidade legal:

  • Governança e obrigações legais: É fundamental não ignorar as exigências impostas pela Lei nº 5.764/71 (Lei do Cooperativismo) e pela Lei nº 12.690/12 (ramo Trabalho), que regem e determinam inúmeras obrigações acerca da organização, como a responsabilidade, transparência e ética nas execuções da assembleia geral, formação de conselhos fiscais e administração.
  • Rigor contábil e planejamento: O conhecimento dos desafios referentes às demonstrações contábeis específicas é fundamental, pois elas refletirão na tributação dos atos não cooperativos. É necessário realizar um estudo de viabilidade econômica e social, um planejamento tributário, mapeamento do fluxo de caixa e das negociações com o mercado antes da constituição.

Também é essencial entender que o tratamento adequado aplica-se especificamente ao Ato Cooperativo, as cooperativas continuam sujeitas à tributação normal sobre outras operações:

  • Atos não cooperativos: Operações realizadas com terceiros (não associados), que se sujeitam às regras gerais do IRPJ e CSLL. O resultado dessas operações é tributado como em qualquer outra empresa.
  • Impostos sobre a Renda (IRPJ e CSLL): Embora o resultado positivo do Ato Cooperativo (as sobras) não seja considerado lucro da cooperativa para fins fiscais quando distribuído ao cooperado, a cooperativa ainda está sujeita a IRPJ e CSLL sobre seus Atos Não Cooperativos.
  • Outras Contribuições e Tributos: A entidade continua obrigada ao recolhimento de impostos como o INSS, PIS/Cofins sobre Atos Não Cooperativos, além de tributos sobre patrimônio e folha de pagamento.

Dito tudo isso, é fundamental que o empreendedor entenda que a cooperativa não é um paraíso fiscal e o tratamento tributário não é um benefício fácil. Buscar o modelo apenas pela promessa de pagar menos impostos, ignorando os princípios e as obrigações legais, é um erro grave que pode resultar em autuações e na perda dos valores que o cooperativismo constitucionalmente carrega. A chave do sucesso é a responsabilidade e a conformidade legal em meio à complexidade regulatória.

Frederico Azevedo é superintendente do Sistema OCB/MT.

Featured

Sistema OCB/MT impulsiona governança e cultura cooperativista em Mato Grosso

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

O Sistema OCB/MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Mato Grosso (Sescoop/MT), manteve um ritmo intenso de capacitações na segunda quinzena de outubro, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do cooperativismo mato-grossense. Cursos, workshops e formações continuaram levando conhecimento estratégico e fortalecendo a cultura cooperativista por diversas regiões do estado.

Entre as iniciativas de destaque, a quarta turma do curso Governança para Conselheiros – Ramo Agro reuniu conselheiros fiscais e administrativos de sete cooperativas em Sorriso (MT) nos dias 29 e 30 de outubro. A formação foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já em Barra do Garças, empresários cooperados da Unicred atuantes na área da saúde, participaram da segunda etapa do Curso Excelência na Gestão de Clínicas e Consultórios. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o módulo focado em Gestão Financeira complementou o módulo inicial (Gestão Comercial, realizado na semana anterior), visando capacitar gestores e proprietários para uma administração moderna e eficiente.

A formação em nível de especialização continuou com o Módulo 14 – Gestão de Custos e Orçamento da Pós-graduação Gestão de Cooperativas - Turma Primavera do Leste, ministrado pelo Professor Hugo Amaro nos dias 17 e 18 de outubro.

A Cultura Cooperativista foi reforçada com a realização do workshop DNA Cooperativo na Coopernova, em Terra Nova do Norte, no dia 29 de outubro, reunindo 15 participantes. Outra turma de Workshop DNA Cooperativo aconteceu na Coomser, em Rondonópolis, com a participação de mais de 25 pessoas. Ambos os encontros foram conduzidos pela instrutora Carla Machado, promovendo uma imersão nos valores e princípios do cooperativismo.

O desenvolvimento das lideranças femininas foi destaque com o Workshop Elas Pelo Coop, realizado na manhã do dia 18 de outubro, na cooperativa educacional Coopersino, em Sinop (MT). O evento contou com a condução da instrutora Silvia Zuffo e a presença de Verônica Ribeiro, representante de Mato Grosso no Elas Pelo Coop Nacional.

Um momento essencial para a gestão interna das cooperativas foi o Encontro de Agentes de Desenvolvimento Humano, realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O evento, com a participação de mais de 45 colaboradores de 23 cooperativas integrantes do Programa de Parceria, proporcionou troca de conhecimentos e aprendizado, abordando temas práticos como Arrecadação e Desempenho, AvaliaCoop e a operação do Programa de Parcerias.

"As iniciativas realizadas nesta quinzena, abrangendo desde a formação de conselheiros e gestores até a consolidação do DNA cooperativo, reforçam o compromisso do Sistema OCB/MT com o fortalecimento da governança, da gestão e da inovação no cooperativismo mato-grossense. Investir continuamente em capacitação é essencial para garantir cooperativas mais sólidas, competitivas e alinhadas com as melhores práticas de mercado,” declara Tatiane Perondi, gerente de Educação e Promoção Social do Sistema OCB/MT.

Confira as ações realizadas na primeira quinzena de outubro clicando aqui: https://sistemaocbmt.coop.br/noticias/capacitacao-em-foco-na-primeira-quinzena-de-outubro.

Conheça nossos cursos e formações de novembro. As inscrições podem ser feitas em: https://capacita.coop.br/MT

04/11 - Trilha Fundamental da Agropecuária - Turma 2 - Online


20 e 21/11 -  Formação de Voluntários - Congresso Riso Frouxo - Presencial - Cuibá

25/11 - Workshop Elas Pelo Coop - Presencial - Cuiabá 
 
26/11 - Workshop DNA Cooperativo - Presencial - Cuiabá 

28/11 - Workshop Diversidade e Inclusão - Presencial - Cuiabá