Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Ativista internacional marca passagem pelo Brasil na OCB/MT

“Respeitar o meio ambiente é cooperar com o futuro” essa foi mensagem gravada na placa de registro do plantio feito pelo ativista internacional Philippe Cousteau Jr, neto do renomado ambientalista Jacques Yves Cousteau, na sede da OCB/Sescoop-MT na última sexta-feira, dia 20 de julho. O pequizeiro plantado em frente a Instituição marca a primeira visita do explorador ao estado. “É uma honra poder plantar uma árvore aqui no Mato Grosso. Levo para o mundo as lembranças das visitas do Estado, aliviado em ver boas práticas de preservação por aqui”, afirmou ele. A vinda de Philippe ao estado marca semana de comemorações ao Ano Internacional das Cooperativas. Durante a OCB/Sescoop-MT preparou uma agenda de visitas para que ele pudesse conhecer dois ecossistemas – Pantanal e Cerrado.

Na Reserva Taiamã, no Pantanal, a comitiva foi recebida pelo Chefe do Instituto Chico Mendes, Jair João Mattia, que apresentou o potencial ambiental do estado e o trabalho dos biólogos da equipe da ICMBio. Nos Estados Unidos Philippe realizou um trabalho especial nos ‘Everglades’, área similar ao Pantanal. Segundo ele, dos 9 milhões de acres nativos, restam apenas 3 milhões preservados. “Sempre quis conhecer o Pantanal, a semelhança com os Everglades é grande. Lá não conseguimos fazer esse trabalho que vocês têm aqui. Fico aliviado em saber da importância e do respeito que têm por esse grande bioma”, afirmou Philippe. Além de Cousteau Jr, a “Comitiva Pantaneira” – equipe que visitou a Reserva, contou com a presença do Presidente da OCB/Sescoop-MT - Onofre Cezário de Souza Filho, a Secretária Adjunta de Alterações Climáticas da SEMA - Suely Bertoldi, o superintendente da OCB/Sescoop-MT – Adair Mazzotti, o Promotor de Justiça de Cáceres – André Luis de Almeida.

Já em Lucas do Rio Verde, no Cerrado mato-grossense, o Prefeito Municipal Joci Piccini  e o ex-Prefeito Marino Franz puderam apresentar para Cousteau Jr, além do Programa Lucas Legal, alguns exemplos de propriedades, escolas municipais além de mais projetos sustentáveis da cidade. Segundo a Secretária Adjunta da SEMA, Suely Bertoldi, que acompanhou a comitiva ao Pantanal, o projeto Lucas Legal é modelo. “As diretrizes do Programa serviram de base para toda política ambiental do Estado. Hoje a Secretaria Estadual é procurada em diversas visitas técnicas para que se possa implantar a mesma formalística em outros estados”, afirmou Suely. Ainda em Lucas do Rio Verde, Philippe pode ter do ex-Prefeito e produtor Marino Franz, a explicação detalhada, sobre o Plantio Direto na região do Cerrado. “Lá nos Estados Unidos, por conta do frio, eles tem que preparar o solo, dispender mais recursos ambientais e econômicos. Aqui, com o Plantio Direto, conseguimos economizar investimentos e ainda preservar o solo”, explicou Marino. Outro ponto de destaque na cidade, foi o Projeto “De Olho no Óleo”, uma ação de reciclagem de óleo de cozinha, realizada em parceria entre uma parceria da Sicredi Ouro Verde MT e da Fiagril, que já recolheu mais de 100 mil litros de óleo que foram reciclados como biodiesel. Já “Comitiva Cerrado”, quem acompanhou Cousteau Jr, foram o Presidente da OCB Nacional – Márcio Lopes de Freitas e o Presidente da OCB/Sescoop-MT.

Ainda em Lucas do Rio Verde, o Presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância da parceria entre as Cooperativas e o poder público no crescimento das comunidades. “Estive em Lucas há alguns anos e, impressionei-me com o crescimento ordenado de tudo. A importância de um Plano Diretor feito em conjunto e de ações focadas em um mesmo objetivo entre o poder público, o privado e as cooperativas, é fundamental no desenvolvimento das comunidades”, afirmou Freitas.

Encerrando a semana, Cousteau Jr realizou palestra no Cenarium Rural, seguida de Jantar Show com o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho e Silvio Brito. ““Estou muito satisfeito, pois levarei do Brasil uma imagem muito melhor do que imaginava, de exemplo em organização e cooperação”, afirmou Cousteau Jr.

Conteúdos Relacionados