Catadores de material recicláveis querem se organizar em cooperativa

Organização do negócio cooperativo, este foi o tema do 5º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de MT, que aconteceu em Várzea Grande, com a presença de mais de 100 catadores - das ruas, do aterro sanitário de Várzea Grande, de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães.

O debate discutiu a possibilidade de organizar a atual Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG) em cooperativa. O superintendente da OCB/MT, economista Adair Mazzotti, falou aos participantes sobre o processo de organização, com sustentabilidade e eficácia, do negócio cooperativo para os catadores refletiram e decidiram e constituir a Cooperativa de Materiais Recicláveis em Várzea Grande/MT. “Essa decisão tomada com conhecimento da lei que rege as cooperativas, pois existem direitos e deveres bem específicos para a sua constituição”, orienta Mazzotti.

A cooperativa é uma esperança para o grupo mobilizado que além de buscar crescimento na forma de organização, também corre contra o tempo para ficar responsável pela coleta na região. “Se não nos organizarmos, daqui há pouco a coleta vai parar nas mãos de empresas terceirizadas, como quase aconteceu. A coleta é a sustento de todos aqui”, afirmou Valquíria Pereira de Barros, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis em MT.

O Encontro é promovido pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG). E tem como parceiros: Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT); Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Mato Grosso; Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Várzea Grande; Prefeitura Municipal de Várzea Grande; Sindicato e Organização Brasileira de Cooperativas de Mato Grosso (OCB/MT); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/MT); Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/ FAeCC; Associação dos Municípios de Mato Grosso – AMM/MT; Associação das Primeiras Damas dos Municípios de Mato Grosso (APDM).

Assessoria
Mais de 100 catadores participaram do Encontro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria
Catadores participam da reunião.

 

 

Conteúdos Relacionados