Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Milho é destaque nas exportações de MT
A comercialização de milho foi o destaque das vendas externas das cooperativas de Mato Grosso em abril. O aumento das exportações do grão foi de 1.263% em toneladas totalizando U$ 6,9 milhões em valores. No geral o crescimento mato-grossense tem alta de 34% de toneladas em relação ao mesm período de 2012. Segundo o presidente da OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho além da quebra da safra americana, outros fatores influenciaram nos números. “Abril destacou duas situações do agronegócio em Mato Grosso. A primeira é da super-produção de milho de 2ª. safra, que garantiu sua exportação devido a quebra de safra dos Estados Unidos, que aumentou a demanda mundial. O outro ponto é a logística. Esses grãos tiveram o escoamento no primeiro trimestre prejudicado pela logística, alterando a rotina anual das vendas externas.” ressaltou Onofre.
Segundo dados divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) ao todo foram U$ 92,5 milhões exportados em abril de 2013, referentes a mais de 122,7 mil/t de produtos. O estado é o quinto que com maior movimento financeiro das cooperativas nas operações de venda externa dos produtos. São Paulo lidera com o embarque de US$ 801,3 milhões, representando 43,6% do total das exportações deste segmento.
Além do milho, destacaram-se nas vendas externas foram a soja e os outros feijões. A soja com 18% de aumento e "Outros Feijões" com 43% de acréscimo. Já o algodão, como já era esperado pelas previsões de mercado, teve queda de 12% nas exportações. A queda do 'ouro branco' se deve à redução da área plantada, mas que deve recuperar para a próxima safra. Segundo o diretor comercial da Cooperfibra, Carlos Menegati, a expectativa é de recuperação das áreas plantadas de algodão. “Esse ano tivemos uma redução de 35% no plantio, para a próxima safra contamos com 20% no aumento das áreas de algodão”.
No primeiro quadrimestre de 2013, as exportações de cooperativas apresentaram aumento de 9,8% sobre o ano de 2012, alcançando um total de US$ 1.838,5 milhões. Considerando a série desde 2007, para o período em análise, este foi o maior resultado alcançado.