A educação transformadora de Mondragon

Comitiva no Centro de Formação Otalora /Espanha.
Hoje a programação da comitiva de Mato Grosso, formada por 25 pessoas do Ramo Educacional, do Sistema OCB/MT e do Senai/MT, na viagem técnica à Mondragon, na Espanha, será a educação, um dos principais pilares de sustentação da Mondragón Corporação Cooperativa – MCC. Mondragon é uma federação de cooperativas oriunda do País Basco, na Espanha. Constitui o maior grupo empresarial do Basco e o sétimo da Espanha, e considerado o maior grupo cooperativo do mundo. Fundada pelo padre José María Arizmendiarrieta em 1956, a sua sede está na cidade de Arrasate/Mondragón, Guipúscoa.
“Viemos à Mondragon buscar o que existe de mais moderno e com resultados comprovados no que se refere, não só a educação, mas a todo processo do cooperativismo, tanto no lado social, econômico, educacional e sustentável. Estamos em pleno processo de instalação da nossa Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso, o I.COOP, e essa imersão de conhecimento na área educacional de Mondragon, vai contribuir para a educação que acreditamos necessária para nossas cooperativas”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que compõe a comitiva.
Na agenda dos participantes, que começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 15, está a Escola Cooperativa Arizmendi, que pertence a Arizmendi Ikastola, uma rede de escolas cooperativas com doze centros educacionais em três localidades. Contempla sócios beneficiários (famílias), sócios-trabalhadores e sócios-colaboradores. O seu principal objetivo educacional é ajudar a desenvolver pessoas cooperativas e alunos que sejam capazes de responder a diferentes situações da vida.
Ainda na programação deste dia 12 de setembro, está uma palestra sobre a Transformação Social de Mondragon, que será realizada no Centro de Formação de Otalora, onde são realizadas as atividades de educação permanente da Corporação. Em Otalora são oferecidos cursos de formação diretiva (conselhos) e formação técnica e formação cooperativa. Adicionalmente realizam-se também formações Master (MBA em Administração de Empresas com 560 horas/aula), cursos de extensão (250 horas/aula) e seminários técnicos. É em Otalora que ocorre os Seminários de Cooperativismo com participantes vindos de vários países para conhecer o modelo educativo e de negócios de Mondragon.
A palestra vai apresentar um dos principais pilares de Mondragon que é o Social. A preocupação com o bem-estar social pode ser comprovada com a política de evitar ao máximo as demissões de associados em períodos recessivos, realocando-os em outras cooperativas.
Participantes: EDULUC, COEDUC, COOPERENSINO, COOPEC, COOPES, COOPERCAMP, CEPEL, EDUCANOBRES, COOPEMA, COOPERSINO, SENAI/MT, SISTEMA OCB/MT.