Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário discute prioridades para o setor
As linhas de crédito voltadas ao produtor rural foram apresentadas, no dia 05 de agosto, aos representantes do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário do Sistema OCB, pelo superintendente do BNDES, Marcelo Porteiro Cardoso, e pelo gerente executivo de Negócios com Cooperativas do Banco do Brasil (Genec), Álvaro Schwerz Tosetto, durante reunião ordinária dos conselheiros. O representante do ramo Agropecuário do Sistema OCB/MT, Nelson Picolli, participou da reunião.
O encontro ocorreu na sede da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), na capital paulista, com o objetivo de deliberar sobre o andamento das ações voltadas ao setor. Estiveram presentes os diretores da OCB, Edivaldo Del Grande (presidente da Ocesp) e João Paulo Koslovski (presidente da Ocepar), além do superintendente da OCB, Renato Nobile, da gerente técnica, Clara Maffia, e do coordenador nacional do ramo, Paulo Cesar Dias do Nascimento.
Os representantes dos bancos apresentaram as linhas de financiamento disponibilizadas pelas instituições financeiras e responderam aos questionamentos dos conselheiros.
O Ramo Agropecuário, segundo dados do Sistema OCB relativos ao ano passado, é um dos que mais crescem no Brasil, em termos proporcionais. Se dividirmos o aumento do número de cooperados pelos 365 dias de 2013, teremos uma adesão de 27 pessoas, por dia, a cooperativas agropecuárias. Atualmente, o número total é de 1.015.956 cooperados.
“Com esse crescimento, aumenta também a nossa responsabilidade de trazer bons resultados às famílias que atuam na agropecuária nacional, e que tem papel central na produção de alimentos no país”, comenta o superintendente Renato Nobile.
De acordo com o diretor da OCB para o Ramo Agropecuário e presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, “a reunião foi extremamente positiva, pois foi possível perceber o importante trabalho da OCB na viabilização dos pleitos e das várias ações demandas pela base do cooperativismo agropecuário”.
Para o representante nacional do Ramo, Luiz Roberto Baggio, “o encontro foi uma boa oportunidade para compilar as demandas de diversos Estados por meio do Conselho, que é um corpo estratégico que auxilia a OCB nas negociações junto aos órgãos competentes”.
PRESTAÇÃO DE CONTAS - O Sistema OCB apresentou aos conselheiros os principais temas que estão na pauta prioritária de 2014, como o trabalho do grupo técnico instituído com o objetivo de analisar e propor ações em relação à cobrança de royalties RR2, da Monsanto; os encaminhamentos do Sistema OCB, junto ao governo federal, em relação aos planos Agrícola e Pecuário e Safra da Agricultura Familiar, além de algumas questões pontuais, como a cobrança para cadastramento de armazéns junto à Conab.
CÓDIGO FLORESTAL - Também foi apresentada, pelo Sistema OCB, a situação atual da execução do acordo de cooperação firmado entre OCB e Ministério do Meio Ambiente, visando à implantação do novo Código Florestal e seus instrumentos. O acordo prevê três ações.
- Lançamento do blog cooperação ambiental, já ocorrido;
- Realização de oficinas sobre a legislação e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem ocorrido pelo Brasil;
- Lançamento de uma cartilha sobre o novo código e sobre o CAR, atualmente em fase de finalização, com previsão de lançamento para as próximas semanas.
(Com informações do Sistema Ocesp)