Coogavepe promove Oficina de Lapidação

Parceria da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto - Coogavepe, Companhia Mato-Grossense de Mineração - Metamat, Rotary Clube, Prefeitura de Peixoto de Azevedo e Polícia Militar, visa capacitação profissional de jovens para o ingresso no Mercado de Trabalho. Doze adolescentes integrantes do Projeto ‘Luz do Amanhã’ estão participando da Oficina de Lapidação.
Todos os insumos, máquinas e instrutor foram disponibilizados pela Cooperativa dos Garimpeiros, o espaço físico foi cedido pela Metamat, e a iniciativa é do Rotary Clube com a Polícia Militar. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Ministrado pelo Instrutor Ronald Oliveira, os alunos aprendem na teoria e prática a identificar os minerais retirados dos resíduos de garimpo e a lapidá-los para transformá-los em joias. Na região Vale do Rio Peixoto existem pedras em abundância no subsolo como o quartzo rosa, opala, ametista, ágata, zircão, entre outras.
Além da qualificação profissional dos jovens, a meta das instituições envolvidas no Projeto ‘Luz do Amanhã’ é fazer com que Artesanato Mineral Peixotense seja exposto e comercializado em todo território Mato-grossense, brasileiro e que no futuro possa ser exportado.
O curso tem carga de 300 horas/aula com atividades de classificação, corte, formatação, colagem, facetamento, polimento e joalheria. A Oficina de Lapidação abrigará as portas para o primeiro emprego, inicialmente para duas turmas do projeto social desenvolvido pela Polícia Militar de Peixoto de Azevedo.
“Em nome de toda turma de cursistas gostaria de agradecer a Coogavepe, Metamat, Rotary Clube, Polícia Militar e a Prefeitura por nos preparar para o futuro. Esse aprendizado será importante para que possamos ajudar no orçamento familiar e também para que tenhamos uma profissão lucrativa. Com muita criatividade podemos fabricar diversos tipos de joias que são facilmente comercializadas”, disse o aluno Vinícius Eduardo, que é filho de garimpeiro.