Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Cooperativa de leite vai beneficiar mais de 5 mil produtores em Confresa
A vida de mais de 5 mil produtores rurais do município de Confresa pode mudar com a criação de uma cooperativa de leite e a instalação de uma indústria beneficiadora de lácteos no município. Para que essa alternativa se concretize é que uma equipe do Sistema OCB/MT - Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso – viajou 1.160 quilômetros para participar da primeira reunião oficial para a constituição da cooperativa, realizada no dia 30 de janeiro.
A viabilidade da criação da cooperativa existe, quando se sabe que existem mais de 5 mil família assentadas no município, além de posseiros e produtores de leite de 13 municípios localizados num raio de 190 quilômetros. Só a cidade de Confresa produz diariamente 120 mil litros de leite por dia, um volume significativo para o funcionamento de uma unidade processadora.
O assunto gerou interesse dos produtores da região Norte-Araguaia e das autoridades municipais que compareceram na reunião realizada, na manhã do sábado do dia 30 de janeiro na Câmara Municipal de Confresa. O evento aconteceu após uma solicitação do prefeito da cidade, Gaspar Lazari, e lideranças rurais, para que o Sistema OCB/MT participe do processo de construção da cooperativa de leite, promovendo assim, a integração da cadeia produtiva do leite na região.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, destacou a importância do cooperativismo para a sociedade durante a reunião e disse que “a nossa principal missão em Confresa é esclarecer as dúvidas dos produtores com relação à formação de uma cooperativa, ressaltar as vantagens, os benefícios sociais e o impacto positivo na comunidade onde ela atua”.
O presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Campinápolis - Campileite, Joaquim de Almeida Moraes, também participou da reunião e compartilhou suas experiências no ramo do leite citando alguns fatores primordiais para se constituir uma cooperativa. Ele disse aos presentes, que para se constituir uma cooperativa “é necessário um dirigente com responsabilidade, honestidade para manter uma liderança firme, e formar uma consistente comissão de coordenadores, contando com um bom Conselho Fiscal”. Ele enfatizou que “o principal de tudo isso é a união, pois unidos no mesmo objetivo é impossível dar errado o processo de cooperativismo”.
A partir deste primeiro encontro foram definidos entre os produtores, os nomes daqueles que serão os integrantes da equipe de planejamento e coordenação inicial do projeto de instauração da cooperativa. O produtor de leite em Confresa, Eraldo Escobar Villas Boas, está confiante e disse que “a chegada da cooperativa em nossa região será muito bom para todos nós, pois vai gerar trabalho, emprego e renda para a nossa população. Além de valorizar muito os pequenos produtores da região, o produtor passa a ter parceiros e a ter a comercialização do leite de maneira diferenciada, em conjunto”.
Os produtores estão com grande expectativa para iniciar o processo da indústria cooperativa na região e se depender do apoio da prefeitura o projeto vai sair do papel e se tornar realidade. O prefeito de Confresa, Gaspar Lazari, confirmou a doação de um terreno para a construção da cooperativa e da indústria. “A área doada pela prefeitura é de 5 hectares e está localizada em um ponto estratégico da cidade, o que facilitará o escoamento da produção”, anunciou. Lazari disse ainda que “com essa cooperativa em funcionamento no município, haverá uma melhoria no preço do leite e um maior incremento da cadeia produtiva leiteira na região”.
O evento contou com a participação do analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira, que acompanha o Programa Leite a Pasto – Educação Continuada, do analista de Monitoramento, Tiago Gomes de Assis e a estagiária de comunicação, Luciene Lins.