Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Cooperativas de MT fazem intercambio empresarial na Espanha

Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2014 – Na agenda dos 25 executivos de 19 cooperativas de Mato Grosso e do Sistema OCB/MT constam visitas e reuniões de trabalho com dirigentes das principais cooperativas da Espanha, em particular do País Basco. Só nos Estados Bascos estão instalados mais de 2.400 empresas cooperativas, com faturamento de 10 milhões de Euros, gerando 58 mil empregos. O Governo Basco apoia de forma direta as cooperativas e tem lei própria para fomentar seu fortalecimento. Em 2008 foi aprovada a Lei 6/2008 que autoriza a criação de cooperativa com a participação de apenas duas pessoas, com a obrigação de nos próximos 5 anos tenham 6 associados.  

Uma das cooperativas, que esta ligada a Corporação, é a Ulma, que começou há 50 anos, com 5 pessoas, com uma fábrica de chocolate, em Mondragón, hoje é uma potencia com 10 empresas nos mais diversos ramos, como construtora, armazéns computadorizados, embalagens e outros setores. “Estamos presentes no Brasil, que é o terceiro mercado internacional da Ulma, e contamos com cinco empresas”, disse o gerente, Iosu Unamuno. Na área de embalagens, por exemplo, e responsável pela embalagem de 100% de hamburguês no Brasil, atende a área de alimentos de grandes frigoríficos, redes de mercado e outros.

O representante da cooperativa de leite Coopnoroeste, Genésio Oliveira, disse que viu nos produtos fabricados pela Ultra uma oportunidade de agregar valor a alguns produtos da Lacbom, como o queijo. “Nós fabricamos peças de queijo de 4 quilos e vimos oportunidades de vendar fracionado com o sistema de embalagem fabricado pela Ulma, o que agregaria valos e aumento dos resultados dos cooperados”. Segundo Oliveira, “conversamos com o gerente da Ulma e vamos nos reunir com a diretoria da nossa cooperativa para estudarmos a possibilidade de obtermos um sistema desse porte”. Ele ressalta que “o Sistema OCB/MT está proporcionado uma grande oportunidade para ampliarmos nosso mercado”

O diretor da Comajul, Helder Batista de Oliveira, disse que essa viagem de estudos está proporcionando muitos conhecimentos e novas oportunidades. “A cultura do cooperativismo na Espanha é fora de série. Estamos tendo a oportunidade de obtermos novos conhecimentos, tanto de pessoas, como de equipamentos inovadores, que nos trazem novos horizontes, mostrando que podemos investir dentro da área industrial da cooperativa”. Ele ainda destaca a forma de gestão e governança da Mondragón Corporação Cooperativa – MCC, “que funciona como a uma Central, que trabalha para que as cooperativas se desenvolvam”.

O Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, organizou o grupo de executivos de 19  cooperativas para que conheçam um dos principais modelos cooperativistas do mundo, instalado em Mondragón. A viagem começou no dia 17 e segue até o dia 26 de outubro. Participam dessa missão, representantes das seguintes cooperativas : Coabra,  Comajul , Copermutum, Coopnoroeste , Coopersino, Primacredi, Sicoob Central , Sicoob Federal, Sicoob Múltiplo , Sicoob Servidor, Central Sicredi, Central Sicredi, Sicredi Univales , Unicred, Unimed Cuiabá, Unimed Federação, Unimed Vale do Sepotuba (Tangará), Unimev, Sicredi Ouro Verde e Sescoop/MT.

Conteúdos Relacionados