Cooperativas Educacionais discutem estratégias

FÓRUM RAMO EDUCACIONAL

 

As cooperativas do Ramo Educacional de Mato Grosso estiveram no dia 02 de maio, no Fórum do Ramo Educacional, promovido pelo Sistema OCB/MT em sua sede. O fórum teve como objetivo definir estratégias para melhoria da gestão e da governança das cooperativas educacionais, alinhamento e apresentação do plano de trabalho da Missão Técnica de Estudos do ramo para Mondragón, na Espanha.

A abertura contou com a apresentação da Assessora Estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, que falou sobre a faculdade I.COOP e descreveu o histórico do seu credenciamento junto ao Ministério de Educação e sobre a próxima etapa, que seria o relatório final para a publicação da Portaria.

Dalabarba ressaltou que “a faculdade do cooperativismo entra como instituição que fará parte do projeto educacional do cooperativismo de Mato Grosso e a proposta é que ela seja gestora de toda produção de conhecimento que será trabalhado, tanto no Ramo Educacional como em outras cooperativas”.

Para o representante do Ramo Educacional, José Arnaldo dos Santos, “o evento foi positivo, tivemos a presença da maioria das cooperativas. Discutimos sobre os objetivos e seus encaminhamentos e as possibilidades enquanto Ramo. Definimos alguns projetos em comum e também traçamos quais os objetivos com a viagem para Mondragón, onde vamos conhecer diversos modelos educacionais praticados pelas cooperativas da Espanha”. A proposta da viagem é levar as lideranças do ramo educacional de Mato Grosso para o ‘Complexo Cooperativas de Mondragón’, considerado como o mais expressivo modelo cooperativo do mundo.

Outros assuntos estiveram na pauta do evento, entre eles ‘Convenção Coletiva’, apresentada pelo Assessor Jurídico do Sistema OCB/MT, Carlos Alberto de Oliveira Paes, e ‘Aspectos Legais da Lei 12.690’, com abordagem da Analsita Jurídica do Sistema, Valéria Grecco Teixeira. 

Conteúdos Relacionados