Cooperativistas de MT seguem para Espanha

Comitiva mato-grossense é formada por representantes das Cooperativas Educacionais, do Sistema OCB/MT e Senai/MT.
Representantes de 10 cooperativas do Ramo Educacional de Mato Grosso ligadas ao Sistema OCB/MT, seguem para a Espanha em busca de conhecimento para aplicar no I.COOP - Faculdade do Cooperativismo de MT. A viagem será realizada de 11 a 15 de setembro de 2017.
A proposta de visita técnica a ser realizada é possibilitar aos representantes do Ramo Educacional de Mato Grosso o conhecimento da experiência Educacional da maior Corporação Cooperativa do mundo e sua centralidade na relação estratégica de contribuição da educação para o capital intelectual nas empresas cooperativas e consequente desenvolvimento sócio econômico.
A comitiva vai conhecer as estruturas da Corporação Mondragon, que é formada por um grupo de cooperativas do País Basco, considerado como o maior grupo cooperativo do mundo. Baseia sua atuação nos princípios cooperativos e na expressiva Intercooperação entre suas instituições. Em 2015 teve um faturamento de mais de 11 bilhões de euros e contava com mais de 74.000 trabalhadores (distribuídos em sessenta e cinco países), 9.000 alunos e 85% dos trabalhadores industriais são cooperativistas.
A Corporação Mondragon está composta atualmente por 103 cooperativas, 125 filiais produtivas, 1 universidade (Faculdade de Engenharia, Faculdade em Gestão Empresarial, Faculdade de Educação e Faculdade de Gastronomia),15 centros de pesquisa, 13 serviços internacionais, distribuídas em quatro áreas: Finanças, Industria, Distribuição e Conhecimento.
“Esta viagem à Espanha do Ramo Educacional vai oportunizar aos participantes a percepção da educação corporativa e a troca de conhecimento com Mondragon, que é um exemplo para o mundo cooperativista no mundo”, ressalta o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que faz parte da comitiva.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzoti, explica que a viagem à Espanha é o coroamento de toda evolução que se promoveu até agora dentro do ambiente cooperativo de Mato Grosso. Um trabalho que começou em 2013, com a visita técnica dos dirigentes das cooperativas, que foram conhecer o ambiente de autogestão de Mondragon, com um olhar em sua estrutura de educação. Depois foram os executivos e agora as Cooperativas de Educação.
Segundo Mazzotti, “o propósito agora é de fazer esse alinhamento institucional, entender os mecanismos do complexo Mondragon, como o modelo jurídico, a manutenção dessas instituições, as tecnologias que empregam e sua metodologia. O que queremos com isso estimular as nossas cooperativas de educacionais a participar do processo de formação da nossa gente com o que há de mais moderno, promovendo um desenvolvimento sustentável, para que os cooperados ganhem dinheiro para sustentar suas famílias. Além disso, promover a geração de riqueza, que fica nos locais onde as cooperativas estão inseridas, promovendo o bem estar de toda a sociedade e do estado. Todos ganham com isso”.
A Assessora Estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, diretora da Faculdade do Cooperativismo - I.COOP considera essa viagem “um marco fantástico para a educação cooperativista do Estado. Por muito tempo aguardávamos esse momento de uma delegação de professores, de educadores das cooperativas educacionais, conhecerem a referência, em termos de modelo de educação cooperativista do mundo. Mondragon hoje é referência que ninguém superou ainda. Então, consideramos um momento fundamental para a educação e o cooperativismo educacional do estado esta viagem”.
Dalabarba fala das expectativas dessa viagem, onde esperam trazer, além da transferência de conhecimento de toda experiência de 70 anos de educação cooperativista, “toda possibilidades de parcerias possíveis, que já estão se desenhando, antes mesmo da viagem. Estamos cheios de boas expectativas e com certeza traremos bons resultados desta viagem”.
Participantes: EDULUC, COEDUC, COOPERENSINO, COOPEC, COOPES, COOPERCAMP, CEPEL, EDUCANOBRES, COOPEMA, COOPERSINO, SENAI/MT, SISTEMA OCB/MT.