Escola Coopema será parceira da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) ganhou mais um parceiro para a realização do Jogos Escolares da Juventude em Barra do Garças. A Escola Interativa Coopema vai ceder sua quadra poliesportiva para as partidas de vôlei da competição.
O vôlei é uma das modalidades que mais rendeu títulos estaduais para a escola, que também possui estudantes campões brasileiros de atletismo. “Essa escola é um dos principais celeiros de jovens atletas da região do Vale do Araguaia”, enfatizou o coordenador de Esporte Escolar da Seduc, professor Manoel Fonseca.
Na Coopema educação e esporte caminham juntos. Basta ver o espaço de troféus da escola para ter uma ideia do uso do esporte como ferramenta de ensino-aprendizagem. É um espaço inteiro repleto de conquistas das duas últimas décadas. Os troféus mais importantes são do tetra campeonato brasileiro de atletismo, sul-americanos e dois campeonatos estaduais de voleibol.
O diretor da unidade, João Xavier da Costa Neto, destaca que o esporte na escola começa desde o ensino Infantil, passando pelo Fundamental até o Médio. Para isso a escola possui uma Escolinha de Iniciação Esportiva que trabalha as modalidades de basquete, futsal, vôlei e handebol.
Neto ressaltou que associar o esporte a educação é uma das prioridades da Coopema. Isso, porque, segundo o diretor, a prática esportiva melhora o desempenho do aluno em sala de aula, pois trabalha a disciplina, reflexo, o foco e a concentração; atributos essenciais de um estudante de destaque. “Esses alunos-atletas, campeões dos jogos escolares, também servem de referência para os colegas”, acrescentou.
Uma dessas referências é a estudante Gabriely Carvalho Roldão, que no ano passado foi campeã estadual de vôlei jogando pelo colégio. Ela, e suas colegas de equipe, foram homenageadas com um pôster gigante que está estampado, de fora a fora, em uma das paredes da quadra poliesportiva da escola.
Gabriely contou que há três anos recebeu uma bolsa de estudos para jogar vôlei pela Coopema. Desde então seu desempenho, tanto nas quadras quanto em sala de aula, melhorou substancialmente. “A escola tem muita estrutura e muitas bolas de vôlei”, citou.
Ela também elogiou o trabalho do professor, Joao Carlos Salamoni, que comanda a equipe de vôlei. “Ele é um ótimo técnico. O treinamento dele é de alto nível e durante as partidas ela sabe explorar o que o time tem de melhor”, ressaltou a estudante-atleta de 14 anos.
Barra do Garças recebe de 17 a 23 de julho a etapa estadual de modalidades coletivas, categoria A (15 a 17 anos), dos Jogos Escolares da Juventude. A competição classifica as melhores equipes do estado para disputar a fase nacional dos jogos que ocorrem no final do ano. As modalidades dos jogos são: basquete, vôlei, futsal e handebol (masculino e feminino).
Os jogos são uma realização da Seduc em parceria com as cidades sedes do evento.