Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Ex-presidente da OCB-MT lança livro “Tempestade no Cerrado”

 

 

O lançamento será nesta quinta-feira, 15, às 19 horas, na Livraria Adeptus Shopping Três Américas – Cuiabá. Tempestade no Cerrado traz o relato autobiográfico de um trecho da intensa e fascinante vida do suíço Anton Huber, um dos fundadores da cidade de Lucas do Rio Verde-MT. Mostra, com riqueza de detalhes e provas documentais, os deslocamentos, as dificuldades, a tenacidade e a coragem de desbravadores que, em pleno século XX, vivenciaram uma autêntica saga, típica de narrativas lendárias.

Esta obra é uma peça importante, que auxilia a historiografia a compor o quebra-cabeça da recente história da ocupação do norte do Estado de Mato Grosso; nela, a voz de um grupo se materializa na boca de um pioneiro – com sotaque estrangeiro mantido ligeiramente de propósito, conferindo autenticidade à narrativa.

O título metaforicamente remete tanto à dor da natureza sacrificada em prol de uma política de (des)envolvimento do Governo Federal, bem como à dor de inúmeras famílias que deixaram a vida que tinham para trás e enfrentaram uma série de dificuldades, perseguindo o “ouro verde” do novo Eldorado.  

Sobre o autor

Anton Huber nasceu em 1933, como primogênito de um pequeno agricultor suíço.  Em 1951, sua família de 11 membros imigrou para o Brasil. Trabalhou como agricultor em Itapetininga-SP, na propriedade de seu pai. Convencido da importânica do solidarismo, filiou-se a cooperativas rurais. Em 1965, já casado, transferiu-se para Paranapanema, onde ingressou na Cooperativa de Colonização Holambra, como produtor rural. Lá, dedicou-se ao associativismo, participando ativamente dos assuntos funcionais e culturais da comunidade. Naturalizou-se brasileiro.  Em 1982, participou ativamente da fundação de Lucas do Rio Verde. Em 1989, as cooperativas de Mato Grosso confiaram-lhe a direção da Organização das Cooperativas (Ocemat), em Cuiabá-MT. Presidiu a entidade por 10 anos. Como representante de Mato Grosso, foi eleito vice-presidente da OCB nacional, em Brasília. Na ausência do titular, ficou por alguns dias no cargo da presidência.  (Assessoria Editora)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados