Fetranscoop/MT assina contrato de intercooperação com Sicredi

No dia 18 de maio, foi realizado na sede do Sistema OCB/MT, o Fórum do Ramo Transporte. O evento contou com a presença de 10 cooperativas do setor. A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que destacou a importância do ramo transporte em refletir sobre como estará o setor daqui a 10 anos. Outro ponto ressaltado pelo presidente durante sua fala foi sobre a Faculdade de Cooperativismo (I.COOP), que vem para tratar dos negócios das cooperativas, onde cada ramo será tratado de forma específica e de acordo com a sua necessidade. “O futuro das cooperativas é o futuro da OCB de Mato Grosso”, afirmou o presidente.
INTERCOOPERAÇÃO
O 6º Princípio do Cooperativismo é a Intercooperação entre as cooperativas, e foi com base nisso que a Federação das Cooperativas de Transportadores do Estado de Mato Grosso (Fetranscoop/MT) e a Sicredi Central Centro Norte assinaram um contrato de intercooperação. A cooperativa de crédito disponibilizou uma linha de financiamento específica para as cooperativas do Ramo Transporte. “Essa parceria que estamos firmando com a Sicredi foi pensando no cooperado, pois nós temos várias regiões onde as frotas dos cooperados precisam de melhorias e há a necessidade de comprar mais caminhões. Esse financiamento vem para isso, para o cooperado poder melhorar os caminhões ou trocar. Para que ele possa se modernizar e estar no mercado” disse o representante do ramo, Marcelo Antônio Angst.
O representante do ramo transporte nacional, Tiago de Barros Freitas, também esteve presente no fórum e parabenizou as cooperativas pela iniciativa de intercooperação. “É um exemplo que temos que perpetuar e estender para um âmbito nacional. Criar uma linha de crédito para o transporte, que antes não existia. Essa iniciativa faz parte de um dos cinco projetos prioritários ramo, que é disseminar a intercooperação”, disse Tiago.
O contrato de Intercooperação foi assinado pelo representante do ramo transporte, Marcelo Angst, e pelo Técnico da Sicredi Central Centro Norte, Ezio Filho de Almeida, pelo conselheiro, Cícero Aparecido Borges da Silva, conselheiro, Vicente Baldissera, pelo presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho e pelo Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, que foram as testemunhas do contrato. “O principal objetivo dessa linha de financiamento é dar aos cooperados um instrumento de apoio” afirmou Ezio Almeida.
DIA C
O Fórum contou também com a apresentação do Dia C, que foi ministrada pela Analista de Formação Profissional, Karla Verônica da Silva, que explicou aos presentes, que o Dia C é uma forma dar visibilidade ao trabalho da cooperativa, onde ela coloca por escrito aquilo que realiza na comunidade onde atua. “Temos que olhar para dentro da nossa cooperativa e ver o que já fazemos, não precisamos inventar algo novo. Se preocupar com a comunidade, faz parte dos sete princípios do cooperativismo” disse a Analista.
COMBUSTÍVEL
Outro tema bastante discutido durante o fórum foi sobre o preço do combustível, e para tratar do assunto, esteve presente o Engenheiro Mecânico da Petrobras Distribuidora, Hugo Medeiros Ferreira, que explicou como funciona o processo de distribuição do combustível e algumas propostas que podem beneficiar o ramo. O principal objetivo da Fetranscoop/MT é formar um grupo de compras para conseguir valores diferenciados no combustível.
TRANSDESK
Outra parceria que esta fechada para beneficiar as cooperativas da federação é o contrato com a Transdesk, que trabalha com seguros para transportadores brasileiros de cargas. Desse acordo a Fetransoop/MT ganha 22% a cada adesão de cooperativas ao serviço de seguro feito com a empresa e 2% a cada parcela paga por elas, e os cooperados possuem um valor diferenciado.
Foram tratados também durante a reunião sobre a necessidade de uma padronização contábil de todas as cooperativas do ramo transporte, da necessidade da utilização de um Sistema de informações em tempo real do trajeto que o cooperado irá fazer com todas as informações necessárias da viagem.
Cooperativas de transporte presentes: COOCAMS, COOPERBARRA, COOPERBOI, COOPTRANS/MT, COOTRALGA, COOTRAM, COOTRANSCAMPO, COOTRANSVERDE, COOTROMAT, CTAP.
Para mais fotos acesse a galaria clicando aqui