Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Fitch eleva ratings do Banco Sicredi e do Bancoob

A Fitch Ratings elevou os ratings nacionais de dois bancos cooperativos brasileiros: o Banco Cooperativo Sicredi S.A. (Banco Sicredi) e o Banco Cooperativo do Brasil S. A. (Bancoob).

O Banco Sicredi (Banco Cooperativo Sicredi S.A.) teve o Rating Nacional de Longo Prazo elevado para ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)), de ‘A(bra)’, Perspectiva Estável. E o Rating Nacional de Curto Prazo passou para ‘F1+(bra)’ (F1 mais (bra)), de ‘F1(bra)’.

Já o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil) teve o Rating Nacional de Longo Prazo elevado para ‘AA-(bra)’ (AA menos (bra)), de ‘A-(bra)’ (A menos (bra)), Perspectiva Estável. E o Rating Nacional de Curto Prazo ascendeu para ‘F1+(bra) (F1 mais (bra)), de ‘F2(bra)’.

O aumento dos ratings nacionais do Banco Sicredi e do Bancoob reflete o fato de a Fitch ter começado a utilizar, em sua análise, o balanço combinado do Sistema Cooperativo Sicredi (Sistema Sicredi) e do Sistema Cooperativo Sicoob (Sistema Sicoob), conforme a metodologia da agência.

A estrutura destes sistemas é composta por estratégia, marca, políticas e controles de riscos e liquidez centralizados, padronizados e estatutários, que implicam alta fungibilidade da liquidez e do capital entre os membros do grupo — o que favorece a utilização desta abordagem, especialmente pela existência de informações financeiras completas, em base consolidada.

O Sistema Sicredi possui, ainda, sete fundos garantidores e um sistema de garantia solidária, que fortalece o suporte mútuo entre as entidades do sistema. O Banco Central do Brasil (Bacen) supervisiona o sistema como um grupo financeiro e as cooperativas individualmente, seguindo os mesmos procedimentos dos grupos bancários.

Os demonstrativos financeiros do Sistema Sicredi foram publicados pelo segundo ano consecutivo, e os do Sistema Sicoob, pelo primeiro ano. O balanço combinado do sistema inclui os números das cooperativas, além dos do banco e de suas subsidiárias. O balanço do sistema é mais completo e robusto que o do banco, pois inclui toda a cadeia do sistema cooperativo.

Os aspectos positivos podem ser observados, principalmente, em relação à lucratividade (ROA: média de 3% em 2014) e à alavancagem (crédito/patrimônio de 4,0 vezes no Sistema Sicredi e de 2,5 vezes no Sistema Sicoob). Por outro lado, a qualidade de ativos dos sistemas é pior que a dos bancos, mas superior à média de outros bancos com perfil de negócios semelhante.

Para mais detalhes sobre estas entidades, assim como informações regulatórias, consulte os comunicados individuais de cada banco, disponíveis em ‘www.fitchratings.com’ e ‘www.fitchratings.com.br’. 

Fonte: Executivos Financeiros

Conteúdos Relacionados