Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Governo de MT decide adiar alta no ICMS
O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a venda de boi em pé em Mato Grosso foi adiado para julho. O anúncio foi feito no dia 08 de março, pelo governador do estado, Pedro Taques, que pretende ouvir o setor que é contra a medida.
No início do ano, o governo de Mato Grosso anunciou a alta de 7% para 12% na alíquota do ICMS cobrado na venda de boi vivo para outros estados. O objetivo, segundo o governo, é reduzir a saída de animais para abater em outros estados e atender a um pedido antigo dos frigoríficos locais.
A medida foi muito contestada pelos pecuaristas. Segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a alta do imposto vai prejudicar produtores localizados em regiões com pouca oferta de frigoríficos, que não vão ter opção de preços para negociar.
Porém, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, argumentou que a alta no imposto vai trazer desenvolvimento econômico ao estado, que está com mais de 50% das plantas frigoríficas fechadas por conta do baixo abastecimento de bois, que estão sendo comercializados fora de Mato Grosso e gerando emprego em outras regiões.