Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Há escassez de profissionais com formação em cooperativas em MT

Todos os dias, desde o amanhecer as pessoas utilizam produtos e/ou serviços de algumas cooperativas mato-grossenses, produzidos por nossa gente: seja leite e seus derivados, carnes, plano de saúde, educação, entre outros. São milhares de consumidores no Estado e Brasil a fora utilizando os produtos e serviços gerados pelas cooperativas. “Nós representamos 18% da população de MT, 12% da população economicamente ativa”, disse Adair Mazzotti, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT), representando o presidente Onofre Cezário de Souza Filho*, no III Congresso Mato-grossense sobre Gestão de Pessoas (Comagep), em Cuiabá. Ele lembrou que são mais de 160 cooperativas, envolvendo 170 mil cooperados, gerando mais de cinco mil empregos diretos, fora os indiretos.

“Estamos falando de gente”, reitera Mazzotti, destacando que essa é a grande característica da sociedade cooperativa. Uma sociedade de pessoas, modelo seguido desde que foi criada há um século e meio atrás a primeira cooperativa, que é referência no seu conceito. Ele chamou a atenção para o fato de não haver cursos nas universidades sobre sociedade cooperativa. Da mesma forma, não há profissionalização em contabilidade aplicada às sociedades cooperativas e suas normas específicas, nem direito cooperativo e nem gestão de cooperativa.

“Não temos academias, não temos doutores formados em cooperativa. Precisamos formar esses profissionais, urgentemente. Criar uma rede de ensino cooperativo, baseado inclusive em nossa rede de educação, que já existe em todo Estado”, disse Mazzotti, planejando estruturar junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo no Estado de Mato Grosso (Sescoop-MT) e as demais cooperativas do Estado a academia da Instituição para disponibilizar cursos de formação de gestores em cooperativas  para capital e  interior. Formar também contadores com conhecimentos de regras das sociedades cooperativas.

  *Onofre esteve em Genebra (Suíça), participando de assembleia Geral da Aliança Cooperativista Internacional (ACI).

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados