I.COOP faz parceria com UFMT

I.COOP E UFMT

 

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – amplia seu raio de ação com mais uma parceria no campo educacional, através do I.COOP – Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso, com a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. O diretor do Instituto de Educação da UFMT, Silas Borges Monteiro, conheceu a sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá, onde vai funcionar a segunda faculdade do cooperativismo do Brasil, para estreitar a relação.

A parceria será a de promover a extensão das instituições de ensino como forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações, interagindo com a comunidade, para à troca de saberes. Para o professor Silas Monteiro, “a iniciativa de uma faculdade voltada para o cooperativismo é fundamental porque mostra um principio que para nos educadores é crucial, que é o investimento na qualificação de seus professores”.  Ele ainda ressalta que “a educação não consegue dar passos consistentes se não tiver um grupo de professores devidamente qualificados”.

O professor avalia que “ainda é muito grande a lentidão entre o processo educacional e a sociedade e para que esse caminho seja encurtado precisamos alavancar processos educacionais que leve a universidade para dentro da sociedade e a sociedade para dentro da universidade”.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, comunga da ideia e disse que “a Organização representa um movimento, que é o cooperativismo, e quer fazer educação e a nossa faculdade pretende juntamente cumprir a premissa de levar a faculdade para a sociedade e a sociedade para dentro da nossa instituição de ensino”.  Ele avalia como importante a parceria com a UFMT, “pois lá tem a pesquisa, defende o cidadão como um todo e não porque ele tem dinheiro, se é preto, branco, se é mulher, homem, e trabalha com a manifestação do livre arbítrio de cada um para dentro do processo educacional. Eu vejo uma parceria fantástica, que tem como propósito melhorar a cidadania brasileira, do humano, e só a educação tem esse poder”.

A primeira ação concreta da parceria entre o I.COOP e a UFMT é o ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, onde representantes da Faculdade do Cooperativismo de MT estão participando. “Associamos o nome do Endipe a uma instituição como a do cooperativismo, porque ela tem em seu serve aquilo que é mais fundamental no processo formativo, que é a valorização do professor”.

O ENDIPE

O Endipe é realizado há 37 anos no Brasil e começou em 1979 com o primeiro Encontro Nacional de Prática de Ensino, em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Idealizado por um grupo de professores das maiores universidades do país ganhou força e hoje é considerado um dos maiores encontros de educação do Brasil. Pela primeira vez é realizado em Mato Grosso, as demais edições foram sediadas em estados das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e por duas vezes ocorreu em Goiânia (GO) região Centro Oeste.

É uma realização da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Instituto de Educação – Grupo de Pesquisa Estudos de Filosofia e Formação (EFF) e Fundação Uniselva,com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia (Secitec). O evento conta também com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O evento acontece no período de 23 a 26 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). Mais de três mil pessoas participam de uma programação intensa com 30 simpósios, quase 300 painéis, 500 apresentações de pôsteres, conferências e lançamento de livros e uma feira de livros com estandes de várias editoras.

Maiores informações sobre o Endipe - http://www.ufmt.br/endipe2016

Conteúdos Relacionados