Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Intercooperação a formação de redes flexíveis como estratégia competitiva inteligente
Ao participar do Fórum do Ramo Transporte, o presidente da Cootransul – Cooperativa Rodoviária Nacional Internacional Sul Ltda, Abel Moreira Paré – autor do livro “Intercooperação a formação de redes flexíveis como estratégia competitiva inteligente” disse que o livro objetiva estruturar e introduzir alguns modelos que existe no mundo, inclusive nas empresas de capital e analisar a aplicabilidade desses sistemas de redes no sistema cooperativo. Entende que por natureza deveriam ter no sangue a ideia da cooperação, redes de cooperação. “E eu busquei não simplesmente usar teorias abstratas de outros países, mas sim validar essas teorias e buscar construir nossa bandeira. Acho que é isso que precisa mais no mundo acadêmico, é aproximar mais a realidade de cada região das teorias mais abrangentes”, disse.
Paré reiterou que a ideia do livro é olhar a cooperativa como negócio e como sistema social, aproximando as teorias existentes da nossa realidade. “Foi uma espécie de validação, entre o que existe publicado e o que nós ainda temos que desenvolver. Se propõe a ser um ensaio para contribuir na construção de um novo sistema cooperativo”.
Sobre o fórum realizado pelo sistema OCB-Sescoop-MT, ele considerou que a iniciativa de Mato Grosso nasce num momento que vários setores, inclusive outros tipos sistemas discutem outras maneira de integração. Ele percebeu no potencial dos participantes que a possibilidade de transformar esses desafios em oportunidades é surpreendente. “Mesmo cooperativas que nunca haviam participado, perceberam rapidamente que ser cooperativa é o caminho para nós dirimirmos esses problemas e construirmos um caminho mais sólido, mais consistente”, concluiu.
O representante do ramo transporte Nilton Jonas da Silva avaliou que o fórum foi muito produtivo por manter a categoria informada. Além disso, formaram uma comissão para apresentar o estudo e a proposta de contribuição de cooperativa central do setor no prazo de cinco meses. O evento contou ainda com painéis do ramo agropecuário, com o representante Hélvio Alberto Fiedler, Unimed Federação com o gerente executivo César Crespo e o presidente da Central Sicredi João Carlos Spenthof, explanando sobre a centralização de serviços, promovendo a redução de custos e a padronização de serviços, os ganhos de escala, entre outros.