Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Líderes discutem desenvolvimento do cooperativismo

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou no dia 05 de março, em São Paulo, de uma reunião com lideranças cooperativistas de países da América Latina. Os delegados estão no Brasil para a reunião do Conselho Regional da Aliança Cooperativista Internacional, realizada na capital paulista. O grupo é formado por representantes da Argentina, Colômbia, Paraguai, México, República Dominicana, El Salvador, Peru e Bolívia.

Três assuntos foram debatidos durante o encontro: o incentivo ao comércio internacional de produtos das cooperativas da região, o dinamismo das relações internacionais da Aliança Cooperativa Internacional e o fortalecimento do cooperativismo do Ramo Saúde no continente.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentou o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras, iniciativa da OCB para a promoção internacional dos produtos e serviços exportados pelas cooperativas do Brasil. O documento despertou o interesse dos representantes.

Márcio Freitas informou, ainda, às lideranças, sobre o projeto apoiado pela OCB, desenvolvido pela Aliança Cooperativa Internacional e que visa criar um catálogo internacional de cooperativas exportadoras. A iniciativa, ainda em fase de pesquisa, tem por objetivo desenvolver um amplo banco de dados sobre o comércio internacional das cooperativas em todo mundo.

ACI AMÉRICAS – Na ocasião, o diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas, Manoel Mariño, discorreu sobre os projetos da organização com vistas à uma atuação mais próxima junto aos governos da região, de forma a garantir a aprovação de legislações que beneficiem o movimento cooperativista latino-americano.

Por sua vez, o presidente da Unimed do Brasil e representante brasileiro no Conselho Regional, Eudes de Freitas Aquino, ofereceu aos representantes internacionais cooperação técnica para o fortalecimento do cooperativismo de saúde nos outros países da América Latina, tendo em vista que a Unimed é a maior cooperativa de saúde do mundo.

Com 110 mil cooperados e um faturamento de R$ 45 bilhões em 2013, a cooperativa detém 12% do mercado no Brasil e é referência internacional em cooperativismo de saúde. 

Os representantes cooperativistas terão a oportunidade de, ainda, visitar cooperativas brasileiras na região de São Paulo, como parte da agenda do encontro do Conselho Regional em São Paulo.

Conteúdos Relacionados