Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Mato Grosso deverá ter safra recorde em 2010
A estimativa é do chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Delvaldo Benedito de Souza, revelando que o Estado está com produção jamais vista, próximo de 19 milhões de toneladas de soja. “Realmente nunca chegamos a este patamar em termos de produção de soja dentro do estado de Mato Grosso”, disse Delvaldo.
Ele explicou que o IBGE realiza essas pesquisas em conjunto com a Conab numa área de Mato Grosso que cobre 98% da produção de grãos. Os dois órgãos entrevistam os maiores produtores, escritórios de planejamento, todo o setor do agronegócio, buscando essas informações a respeito da produção de grãos no Estado (as principais culturas: algodão, soja, milho, feijão).
Outra boa surpresa é a produção de milho a qual não será diferente do que foi na safra passada. Os produtores estão muito otimistas com relação a isso. Já há falta de armazém. De uma maneira geral, o resultado do algodão também apontado pelos produtores do campo é altamente satisfatório para Mato Grosso.
CENSO
O IBGE está prestes a realizar mais um censo nacional – a chamada fotografia do país, casa por casa dentro do território mato-grossense e brasileiro. Estão iniciando a contratação de recenseador, que é aquele que efetivamente vai a campo para realizar todo trabalho de pesquisa, de forma que em primeiro de agosto as equipes estejam captando esses dados para disponibilizar para a sociedade.
“É um trabalho gigantesco, espetacular. O resultado disso é extremamente importante para a sociedade. Nós vamos atualizar não somente números da população, de todos os municípios brasileiros, como também as informações relacionadas com a situação socioeconômica de nossa população”. Vamos investigar as características dos domicílios, das pessoas, composição das famílias, renda, migração. São vários itens buscados junto à sociedade, por isso pedimos apoio para que sejam as melhores informações do nosso estado. Frisou que esse trabalho é realizado para um novo planejamento mais correto da vida econômica do país. As informações são sigilosas, pois há uma legislação que não permite que o IBGE use essas informações para outros fins.