MEC autoriza início das atividades da Faculdade Unimed

FACULDADE UNIMED

 

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), Portaria n° 909 de 18 de agosto de 2016, o funcionamento da Faculdade Unimed. O parecer favorável era o último passo para o início efetivo das atividades da faculdade, que será mantida pela Fundação Unimed. Foram autorizados os cursos de “Tecnologia em Gestão de Cooperativas” e “Tecnologia em Gestão Hospitalar”, com conceito 5 e 4 do MEC, respectivamente.

Inicialmente, a Faculdade Unimed certificará os dois cursos tecnológicos presenciais em Belo Horizonte, além de cursos de curta duração e de aperfeiçoamento nas modalidades presencial e a distância (EAD). Para o presidente da Fundação Unimed, Dr. João Batista Caetano, o reconhecimento do MEC chancela o compromisso da Fundação Unimed na promoção do ensino na área da gestão, da saúde e do cooperativismo.

“São 21 anos proporcionando conhecimento e capacitação ao Sistema Unimed e ao mercado por meio de cursos de pós-graduação, extensão e educação a distância nas áreas da gestão da saúde e do cooperativismo, além de assessorias e consultorias especializadas. A Faculdade Unimed é uma conquista que representa nosso objetivo de promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde a partir de ações educacionais e do compartilhamento das melhores práticas de gestão, contribuindo para o fortalecimento de todo o sistema cooperativo. O aval do MEC atesta esse nosso compromisso”, destaca Dr. João Batista Caetano.

A Faculdade tem como finalidade a gestão do conhecimento e a responsabilidade social, promovendo a educação, a ciência e a cultura, além de promover ações de cidadania, seguindo os princípios de respeito à pessoa e ao meio ambiente, e os fundamentos éticos e sociais envolvidos nas relações de qualquer natureza. O objetivo da Faculdade é ofertar também, num futuro próximo, cursos de graduação a distância em todo o país, principalmente na área de cooperativismo, pois há uma carência de capacitação em gestão de cooperativas. “Agora, poderemos oferecer cursos de graduação presencial, em Belo Horizonte, além de cursos de curta duração e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Com a chancela do MEC, abrimos novas possibilidades de ampliar o portfólio e oferecer graduação a todo o Brasil na modalidade de ensino a distância”, acrescenta o executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social, Dr. Ary Célio De Oliveira.

Atualmente, a Fundação Unimed possui 1.200 alunos cursando pós-graduação. Criada em 1995, a Fundação atua para a formação de profissionais nas áreas da gestão da saúde e do cooperativismo, por meio de cursos de especialização e capacitação, nas modalidades de pós-graduação, extensão (aperfeiçoamento e curta duração) e educação a distância, além de assessorias especializadas para o Sistema Unimed. Com mais de 420 turmas de pós-graduação realizadas e mais de 540 turmas de extensão, além de 80 mil alunos capacitados, a Fundação conquistou reconhecimento nacional na formação de profissionais altamente capacitados, aptos a promoverem transformações em seu ambiente de trabalho por meio do exercício adequado de sua função.

A Fundação Unimed é parte integrante do Sistema Unimed, representado institucionalmente pela Unimed do Brasil, a confederação nacional das Unimeds. Fundada em 1975 para buscar a integração, o fortalecimento da marca e o aumento de satisfação das cooperativas, sociedades auxiliares Unimed e demais clientes, a Unimed do Brasil tem como objetivo integrar o Sistema Unimed, fortalecendo os princípios cooperativistas e valorizando o trabalho médico e a gestão de cooperativas. O apoio e a parceria da Unimed do Brasil foram fundamentais para que esse novo capítulo da história da Fundação, e do Sistema Unimed, pudesse ser construído.

Conteúdos Relacionados