Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
MT lidera exportações de algodão nacional das cooperativas
Nas exportações de cooperativas de jan/jul 2012, o destaque em Mato Grosso foi o crescimento de mais de 1800% do algodão, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O produto que ano passado representava 7% das exportações estaduais, com U$ 4,2 milhões, este ano saltou para 57%, num total de U$ 80,2 milhões. Esse número fica ainda mais destacado quanto observado nacionalmente. As cooperativas brasileiras enviaram para o exterior, 47,9 mil toneladas do produto das quais, 44,9 mil delas saíram de Mato Grosso para os portos, o que corresponde a 94% da produção nacional de algodão.
Esse crescimento notório acontece por fatores mercadológicos, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão – AMPA, a situação era esperada devido ao aumento da área plantada na safra 2010/2011 e no atraso da comercialização dessa produção. “A safra 2010/2011 teve 45% no aumento da área plantada e, sua colheita que aconteceu em julho de 2011, foi comercializada nesse primeiro semestre. Esses foram os principais fatores dessa crescente nas exportações do algodão”, afirmou Décio Tocantins, diretor executivo da AMPA.
Segundo o superintendente da OCB/Sescoop-MT, Adair Mazzotti, as cooperativas são uma das formas de organização mais procurada pelos produtores. “O modelo de negócio das cooperativas tem se destacado em diversos ramos, no agro principalmente. A preocupação da OCB/Sescoop-MT é justamente que os negócios aconteçam de forma clara e segura para todos – cooperados e cooperativa. Trabalhamos a formação dos gestores para que eles esteja, sempre atualizados nas práticas de governança corporativa, acompanhando o crescimento do mercado e do negócio. E desde 2011 realizamos um trabalho sobre ‘Melhores práticas cooperativas’ no estado que permite uma visão ampla de como tem acontecido os negócios e de onde se quer chegar com as melhorias que serão implantadas. Esse trabalho pontuado no desenvolvimento das cooperativas é reflete também no aumento das exportações”, afirmou Mazzotti, que há 30 anos acompanha o desenvolvimento das cooperativa de MT.
O destaque nas exportações de algodão foi a Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso - COOAMAT, de Rondonópolis. A cooperativa comercializou 48% do total exportado por MT e figura a faixa de exportações entre os U$50mi e U$ 100mi, levantadas pelo Ministério. Segundo Marcos André dos Santos, procurador da Cooperativa, a expectativa é de o setor continue crescendo. “A aquisição e comercialização em escala e a otimização da logística são os grandes pontos que valorizam o negócio do associado. A expectativa é de manterem-se as áreas plantadas, já que o preço do algodão subiu e o dólar também, mantendo o setor em alta”, afirmou Marcos.