MT tem muito o que comemorar

Sede do sistema OCB?MT em Cuiabá.
O Dia Internacional do Cooperativismo é uma celebração anual do movimento cooperativo mundial e celebrado no primeiro sábado de julho desde 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI. Uma data que o Brasil e Mato Grosso têm muito para comemorar.
“O cooperativismo é um modelo econômico diferente. Nele encontramos o que chamo de consciência cooperativista, e acredito que é o que dá o suporte para o desenvolvimento consistente, que se preocupa com o todo, com a comunidade onde está inserida, com as pessoas, com a sustentabilidade”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Hoje, o movimento cooperativista mato-grossense reúne mais de 500 mil pessoas associadas a uma das 165 cooperativas registradas na OCB/MT, que empregam mais de 10 mil pessoas, que faturaram em 2020 cerca de R$ 15 bilhões. Nenhuma cooperativa foi fechada.
No cooperativista de Mato Grosso também não se fala em desemprego. No ano passado, e plena pandemia, 16 novas cooperativas foram constituídas, com a participação de 430 cooperados e 164 novos postos de trabalho.
O cooperativismo brasileiro também tem números que mostram a sua força. Hoje são 6.828 cooperativas e 15,5 milhões de pessoas cooperando para um mundo melhor, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020, desenvolvido pelo Sistema OCB.
Só no quesito geração de emprego, as cooperativas brasileiras entre 2014 e 2018, foi de 18% a mais de postos de trabalho – bem mais do que os outros setores econômicos. Segundo o IBGE, a empregabilidade brasileira, no mesmo período, cresceu apenas 5%. O número de cooperados também cresceu 15%.