Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
OCB/MT participa de reunião com o Governador
O Governador Pedro Taques se reuniu com entidades do setor empresarial no dia 20 de janeiro, para discutir a elaboração de uma série de ações para expandir o desenvolvimento econômico do Estado com a participação dos setores econômicos. O Sistema OCB/MT foi uma das entidades convidadas e o presidente, Onofre Cezário de Souza Filho, avaliou como uma reunião positiva e ponderou que “eles nos chamou cedo e isso é um bom começo”.
Onofre Cezário disse que “nós estamos acreditando nas intenções do novo governador Pedro Taques, de ser um indutor de politicas econômicas, sociais, para melhorar a cidadania. O governador tem um bom secretariado, tem gente da iniciativa privada que foi para o setor público e as instituições estão como vontade de ajudar. O Sistema Cooperativista de Mato Grosso, através do Sistema OCB/MT quer somar”.
A reunião foi pautada por três assuntos principais: a concretização da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres; desindustrialização do Estado e incentivos fiscais.
Zona de Processamento e Exportação (ZPE) - A área de livre comércio com o exterior existe há 25 anos e até hoje não foi concretizada. Para tornar a ZPE uma realidade e definir outras medidas que visam o desenvolvimento econômico, Taques convidou as entidades ligadas ao segmento a fim de ouvir as principais demandas das instituições. Na ocasião, uma das principais determinações foi a realização de um estudo para identificar a viabilidade de investimento na ZPE, que é de R$ 12 milhões. Os resultados devem ser apresentados no prazo de 10 dias pelo secretário de Fazenda, Paulo Brustolin.
Desindustrialização do Estado - Taques falou na criação de uma agenda de desenvolvimento com a finalidade de atrair investimentos de outros estados, sendo que uma das formas para isso é a concretização da ZPE de Cáceres. “O impacto não será apenas para a região oeste, mas para todo o Estado. Precisamos abrir o campo para o oeste e, para isso, já fizemos contato com o embaixador da Bolívia e ele virá junto com o governador de Mato Grosso do Sul para uma agenda sobre o desenvolvimento da fronteira do Brasil com aquele país”, enfatizou o Governador.
Incentivos Fiscais – Debater com os setores empresariais, formas para atrair investimentos evitando a saída de indústrias do solo mato-grossense para outros estados e países, e ainda, novo sistema tributário para o Estado e política de incentivos fiscais. Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, afirmou que os incentivos fiscais são importantes para Mato Grosso, mas que devem ser vistos como mais uma ferramenta. “Vamos convidar o setor empresarial para nos ajudar nesse modelo”.
Além do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (Sistema OCB/MT), estiveram presentes representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT, Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), , Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados (OAB), deputado federal eleito Fábio Garcia e o deputado estadual eleito Leonardo Albuquerque.
Fonte: Com Assessoria/Sefaz-MT
Foto: José Medeiros/Secom-MT