Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Processo de 4 anos do Leite a Pasto em MT

Foi realizada a aula inaugural do Programa Leite a Pasto – Educação Continuada – do Sistema OCB-MT no município de Araputanga (337 km de Cuiabá), no período de 24 a 28 de fevereiro. Participaram 25 pessoas, entre cooperados produtores de leite das cooperativas Coopenoroeste, Coopernova, Comajul e Campileite, técnicos das prefeituras da região e da Empaer - Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.  

O Módulo I, de um processo que terá duração de quatro anos foi realizado no município de Araputanga pelo fato de os produtores da cooperativa Coopenoroeste, já terem realizado esse mesmo programa durante um ano e interrompido o processo. “Os resultados desse um ano junto aos produtores que tiveram o acompanhamento do programa foram excelentes, com um aumento na produção de leite de 70%, o que mostra a importância do projeto”, comentou o Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira, que acompanha todo trabalho.

O Modulo foi ministrado pelo idealizado do Programa, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela UFMG, Edmundo Benedetti, que contou com aula teórica e prática, com a visita em uma fazenda onde o Programa foi realizado durante um ano. A avaliação mostrou a satisfação dos participantes pela volta do programa que tem como meta organizar a cadeia do leite, melhorando o processo de produção, da qualidade do leite e a rentabilidade do produtor. Para isso, os produtores terão informação sobre conhecimento estratégico, qualificação técnica dos gestores e seus cooperados.  

Serão 13 encontros com aulas teóricas e práticas, nos municípios onde estão instaladas as cooperativas participantes. Em Araputanga está a Coopenoroeste, região Oeste; na cidade de Terra Nova do Norte com a Coopernova, região Norte de Mato Grosso; em Juscimeira com a Comajul, região Sul; e em Campinápolis na região Nordeste na cooperativa Campileite.

 

O Sistema OCB-MT identificou 32 cooperativas de leite, sendo que 14 possuem unidade industrial. Dessas, quatro cooperativas são responsáveis por 90% da produção e industrialização do leite de Mato Grosso.  

Conteúdos Relacionados