Programa A União Faz a Vida comemora 10 anos

A UNIÃO FAZ A VIDA

 

O programa A União Faz a Vida comemora 10 anos de implantação em Lucas do Rio Verde em 2016 e, neste período, muitas são as histórias de transformação vividas pela comunidade escolar, que ampliou a vivência de valores como cooperação e cidadania entre alunos, pais e educadores. Na avaliação da secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, o programa evoluiu muito nos últimos anos, e contribuiu sensivelmente para a educação do município. “Nos engajamos neste projeto por acreditarmos nos seus princípios, que são valores importantes para a formação das crianças e dos adolescentes. E é uma imensa satisfação chegarmos aqui com a certeza de que estamos sim fazendo a diferença na vida destes estudantes”, observa Elaine, destacando entre as principais mudanças provocadas pelo programa a integração entre família e escola e o desenvolvimento dos profissionais de educação, que são o alvo das formações ministradas ao longo dos anos.

Os investimentos em programas de educação como este, na opinião do presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio, reforçam o olhar sobre o futuro que queremos. “Estas crianças e estes jovens que estão crescendo com o programa A União Faz a Vida e exercitam as atitudes do programa serão jovens que em breve estarão assumindo um papel de liderança na comunidade e consequentemente serão cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade”, salienta Eledir.

Atualmente, o programa A União Faz a Vida é desenvolvido em 20 escolas de Lucas do Rio Verde, envolvendo cerca de 600 professores e 15 mil alunos. Em 2016, foram 224 projetos desenvolvidos, perpassando diversos temas, como respeito ao meio ambiente, alimentação saudável, leitura e a vivência de valores como solidariedade, diálogo e justiça.

Além dos professores, coordenadores, gestores, assessores pedagógicos, comunidade escolar em geral e as famílias, o programa recebe o apoio de empresas como a Eletromóveis Martinello, Amazônia Máquinas, Binotti Aramzéns Gerais, Dassoler, Fiagril, Grupo Ciriema, Bassani Móveis e Jornal Folha Verde, em Lucas do Rio Verde, que também acreditam na valiosa contribuição que os valores de cooperação e cidadania podem trazer para uma sociedade. Na opinião do empresário Aluízio Bassani, o melhor retorno que as empresas têm ao participar como apoiadoras é enxergar as mudanças positivas provocadas na localidade. “Nós renovamos todos os anos o apoio porque acreditamos que temos um grande benefício com a massificação destes valores. Teremos um ser humano cada vez mais crítico e com um conhecimento mais aprofundado de toda a sociedade”, assinala.

Durante o evento de encerramento das atividades de 2016, realizado no dia 30 de novembro, os acreditadores do programa foram homenageados, por contribuírem, principalmente, para a construção de um mundo melhor.

 

Conteúdos Relacionados