Saldo positivo da missão das Cooperativas de leite

Seis cooperativas de leite de Mato Grosso voltaram da visita técnica a quatro cooperativas de lácteos do Sul do país, com a certeza de que podem se desenvolver e promover ainda mais resultados positivos aos seus cooperados. Essa foi a conclusão após a realização da ‘Missão de Estudos do Ramo Agro Lácteo’, promovida pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT, realizada no período de 13 a 18 de fevereiro, com visitas técnicas nas cooperativas de leite dos Estados do Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul.
“O objetivo era de que as cooperativas percebessem que existem no Brasil modelos que podem servir de referência, e isso foi alcançado. A parte disso, criar condições para promover uma reflexão profunda do que é necessário se fazer, para que haja uma mudança do perfil das nossas cooperativas, tanto do ponto de vista da governança, como dos negócios”, analisa o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. Ele ressalta que “agora o Sistema OCB/MT, em conjunto com as cooperativas e parceiros, vai organizar uma agenda positiva e planejar as demandas que virão com esse alinhamento”.
Os 24 participantes da ‘missão’ visitaram quatro cooperativas do setor de lácteos: a Cooperativa de Leite Castrolanda, na cidade de Castro/PR, a Cooperativa Aurora, em Chapecó/SC, a Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa/RS e a cooperativa Piá, em Nova Petrópolis/RS. Em todas elas foram realizadas palestras pelos seus presidentes e executivos, relatando o modelo de gestão e negócios realizados, além de visitas às indústrias.
“Fomos em busca de conhecimento e integração entre as cooperativas de lácteos de Mato Grosso e isso aconteceu”, disse o representante das Cooperativas de Leite de Mato Grosso ligadas ao Sistema OCB/MT, Sebastião Reis Borges, que também é presidente da Cooperativa Coomajul. Ele exemplificou como contribuição da viagem a questão da lei do Fundo do Leite, que foi criada em Mato Grosso, salientando que, “nessa viagem vimos que essa questão já existe em outros estados, como no Sul, o que se faz com os recursos, o destino dado a este fundo, e isso vai contribuir para que possamos ter novos argumentos de discussão. Achávamos que estávamos sozinhos e vimos que não, já tem muita gente com muitas experiências boas e ruins nessa questão de fundos”.
O Médico Veterinário e coordenador do Programa Leite a Pasto, Mauro Machado Vieira, “o evento foi extremamente positivo e tivemos a oportunidade de conhecer novos conceitos, novas formas de desenvolver o cooperativismo. Para o futuro, espero que esses encontros, essa integração, sejam realizados com maior frequência, porque observamos que a grande maioria teve uma visão muito positiva desses modelos que conhecemos nessa viagem”.
Participantes:
CAMPILEITE (Campinápolis) - Presidente Joaquim José de Almeida, Conselho Administração, Gerantino Joaquim Neto, Técnico Vanderli José Lourenço; COMAJUL – (Jaciara) O presidente Sebastião Reis Borges, o Helder Batista de Oliveira Coordenação, o conselheiro José Andrade de Oliveira Junior; COOPERNOVA – (Terra Nova do Norte) o presidente Daniel Robson Silva, o conselheiro Odomeno Paimel Franco, o técnico, Carlos Antônio Tavora Araújo; COOPERPRATA (Brasnorte) - Adriano Garcia da Silva, do Conselho Administração e o técnico, Rogério Schroeder ; COOPNOROESTE (Araputanga) – o presidente Mizael Barreto, Irineu Nonato de Oliveira, do Conselho Administração e técnico Reinaldo de Oliveira Marques;COOPROPAM (Juína) - Antônio Carlos Chiquito ; SEAF/MT - Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso - Carlos Guilherme Dorileo Leite – Coord. da Cadeia Produtiva do Leite; Idealizador do Programa Leite a Pasto - Edmundo Benedetti ; MAPA - Guilherme Reis Coda Dias ; EMPAER / Juína - Nadyo Henriky Lopes de Miranda; EMBRAPA Agrosssilvipastoril - Orlando Lúcio de Oliveira Júnior ; OCB-SESCOOP/MT: Presidente: Onofre Cezário de Souza Filho, Superintendente: Adair Mazzotti, Médico Veterinário: Mauro Machado Vieira, Jornalista: Rosana Vargas.