Sicoob Aliança MS elege Conselhos

SICOOB MT/MS

 

Cooperativa de Crédito dos Empresários da Grande Campo Grande (Sicoob Aliança MS) realizou no dia 24 de junho sua assembleia de constituição depois de sua autorização pelo Banco Central, em 2015. Além da eleição dos componentes dos Conselhos de Administração e Fiscal, os associados aprovaram o estatuto social da singular, bem como a filiação à Central das Cooperativas de Crédito dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Sicoob Central MT/MS).

Como presidente do Conselho de Administração foi eleito Omar Pedro de Andrade Aukar, que é diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). De acordo com ele, a cooperativa nasceu com base numa expectativa que a classe empresarial tem. “Nós estávamos há muito tempo atrás de uma alternativa que se assemelhasse a uma parceria e não a um processo de escravidão branca como os bancos tem feito conosco”, frisou.

Para ele, as cooperativas são uma alternativa importante para fazer com que o país progrida de fato. “A partir do momento que quem está na gestão da cooperativa somos nós, que a cooperativa tem obrigação de dar lucro, mas não tem obrigação de dar um lucro que submeta seus clientes a uma situação de saque, acho que ela é a variável para mudarmos esse cenário que está no Brasil”, analisou.

O diretor presidente da Sicoob Federal, Antônio Silva Oliveira, também demonstrou entusiasmo com o início dos trabalhos da nova cooperativa. Ele conta que o Sicoob Aliança MS nasceu como da singular já com vistas a alçar voos maiores. “Ela foi criada como ponto de atendimento dentro da nossa cooperativa, mas já com o propósito de transformar-se em cooperativa autônoma”, explicou. Ele inclusive se mostrou surpreso com a rapidez com que o banco Central autorizou a transformação, uma demonstração de credibilidade em sua opinião.

“Serve de exemplo e é mais uma alternativa. Tem um potencial de crescimento extraordinário. A ACICG congrega quase cinco mil associados. Ou seja, tem todo esse pessoal que já é da associação para tornar-se cooperado dela. Tem uma perspectiva muito boa de crescer, e rápido”, avaliou. Além disso, acrescentou Antônio, já se filiou à Central MT/MS, que trará um apoio importante para os trabalhos.

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Celso Ramos Regis, afirma que a constituição de uma nova cooperativa apenas reforça os dados divulgados pelo Banco Central, que apontam Mato Grosso como um dos estados em que o número de associados mais cresceu no país.

“É um orgulho muito grande ver o aumento das cooperativas de crédito no nosso estado e o Sicoob Aliança é o resultado desse crescimento. Estamos satisfeitos pela coragem e a iniciativa de criar uma nova cooperativa, mesmo nesse momento turbulento que estamos passando no país, e no cooperativismo nosso objetivo é atender de fato as necessidades das pessoas, através de um modelo diferente do que é oferecido pelos bancos tradicionais”, enfatizou.

Para Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central MT/MS, “a criação do Sicoob Aliança é a realização de um projeto que Campo Grande e região almejavam, uma instituição financeira que contemplasse todas as demandas dos empresários da localidade”.

 

Durante a assembleia deste dia 24 de junho também foram eleitos o vice-presidente de Administração, Antônio Freire, e os conselheiros Antônio Luiz Nogueira, Edison Ferreira de Araújo, Mario Seiti Shiraishi, Lodomilson Alexandre e Arthur Lemos Nogueira. Já o Conselho Fiscal eleito é composto pelos efetivos João CarlosPolidoro, Renato Paniago da Silva e Nilson Carvalho, e os suplentes Luiz Antônio Cese, Elaine Mara Trino e Marcos da Silva.

 

Conteúdos Relacionados